quinta-feira, 6 de março de 2014

Vídeo - Museu de Arte do Rio apresenta Deslize

Desde o dia 14 de janeiro o Museu de Arte do Rio – MAR abriga a exposição Deslize <Surfe Skate>. 

Com cerca de 120 obras que envolvem fotografias, pinturas, objetos, desenhos, videoinstalações, entre outros suportes, a mostra apresenta ao público uma perspectiva histórica dos esportes, com informações e imagens selecionadas a partir de um arco temporal que vai de 1778, quando foram feitos os primeiros desenhos dos habitantes do Havaí surfando, até discussões públicas sobre o lugar dessas atividades no Brasil.

“A exposição mostra como esses dois esportes são apropriados das mais diversas formas pela arte contemporânea e como o skate e o surfe têm uma história própria tanto no Brasil como no mundo que perpassa por uma cultura visual desde o século XIV”, comenta o curador Raphael Fonseca.

Na mostra é possível ver de perto parte da coleção de pranchas do ícone nacional Rico de Souza; objetos relacionados ao skate de Eduardo Yndyo, possivelmente o maior colecionador do esporte no Brasil; e obras de artistas que lançaram um olhar sensível e crítico sobre o surfe, o skate e aspectos das culturas de praia e urbana como o australiano Shaun Gladwell (que já participou da Bienal de São Paulo) e o paulistano Fabiano Rodrigues, que vem desenvolvendo uma extensa série de autorretratos andando de skate dentro de prédios modernos e instituições artísticas pelo Brasil e pelo mundo.

A mostra faz parte da programação de verão do MAR e, para deixar o Museu ainda mais no clima dos esportes radicais, a arte das ruas tomará conta do espaço. Os grafiteiros Artur Kjá e Fábio Birita farão uma grande intervenção que começará na rampa de saída do museu e se estenderá até a bilheteria.
Deslize <Surfe Skate> fica em cartaz até o dia 27 de abril e convida o espectador a realizar suas próprias manobras por entre a exposição, conhecendo e ativando camadas diversas que as práticas e o imaginário do surfe e skate;

O MAR - Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro/RJ

O horário de visitação é: terça-feira, das 10h às 19h. De quarta a domingo, das 10h às 17h.

Mais informações: www.museudeartedorio.org.br

Confira no vídeo abaixo como foi a visita de Rico de Souza, um dos expositores da mostra.




FONTE: RICO SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...