domingo, 9 de junho de 2013

Nadal atropela 'freguês', conquista o octa em Roland Garros e faz história


Rafael Nadal não permitiu qualquer tipo de zebra e escreveu mais um glorioso capítulo em sua carreira. Neste domingo, o tenista espanhol derrotou o compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/3, e conquistou pela oitava vez o título do prestigiado torneio de Roland Garros - 12º em um torneio desta magnitude (Australian Open, Wimbledon e US Open). Pela primeira vez, um homem consegue este número de taças em apenas um torneio major.

Os números impressionantes não param por aí. Nadal aumentou o recorde extremamente positivo no saibro parisiense. Somada a vitória sobre Ferrer, o cabeça de chave número 3 do torneio chegou ao número de 59 triunfos em 60 jogos, marca que o coloca no topo do major disputado na França. O atleta de Mallorca, assim, supera Roger Federer, Guillhermo Villas e Nicola Pietrangelli.

Rafael Nadal superou o amigo Ferrer pela 20ª vez em 24 encontros

O tranquilo resultado positivo confirma a ‘freguesia' de Ferrer sobre o ex-número 1 do mundo. Em confrontos diretos entre os dois grandes tenistas espanhóis da atualidade, Rafael Nadal obteve 20 vitórias em 24 duelos diante do amigo e compatriota. No saibro, a última queda ocorreu no ATP de Stuttgart, em 2004 - 6-3, 6-7(3), 7-5 para o atual quinto colocado do ranking mundial.

A oitava conquista de um único Grand Slam temperará ainda mais a discussão entre os fãs de Rafael Nadal e Roger Federer. Com o título conquistado neste domingo, o espanhol se tornou o único a vencer um major por oito vezes. O espanhol, desta forma, superou o suíço e Pete Sampras, que somam sete taças em Wimbledon - com 12 Grand Slams, o tenista de Mallorca possui uma desvantagem de dois, em relação ao americano, e cinco, comparando com o grande rival, no total.

Além dos recordes batidos por Rafael Nadal, a partida acabou marcada por um protesto raramente visto no tênis. A recente aprovação do casamento gay na França motivou alguns ativistas a criticarem a causa na decisão do Grand Slam. Uma enorme faixa foi exposta por manifestantes contra o presidente François Hollande, responsável por sancionar a lei que permite a união entre pessoas do mesmo sexo na França.


O protesto tomou uma proporção mais tensa no momento em que um manifestante mascarado, com um sinalizador em mãos, invadiu a quadra e se aproximou de Rafael Nadal. Entretanto, rapidamente os seguranças do evento retiraram o ativista, contrário à regulamentação que permite a adoção de crianças por casais formados por pessoas homossexuais, do local e garantiram o prosseguimento da final sem maiores problemas.

O jogo

Rafael Nadal morde pela oitava vez o troféu de Roland Garros

David Ferrer cometeu falhas imperdoáveis diante do rival: pecou nos momentos decisivos. Em mais de uma oportunidade, o número cinco do mundo teve a chance de quebrar Nadal e somou erros não forçados, permitindo a reação ao compatriota. Do outro lado, o ex-número 1 do mundo mostrou alta concentração e teve alto aproveitamento nas trocas de bola de maior pressão.

No primeiro set, Nadal conseguiu a primeira quebra da partida logo no terceiro game. Ferrer, no entanto, devolveu logo em seguida. Na sequência, o cenário poderia ter se repetido, caso o número cinco do mundo não perdesse seu break point. Pressionado por sacar em 3/5, Ferrer foi novamente quebrado e viu Nadal abrir caminho para o oitavo título no Grand Slam francês.

Logo no primeiro game da segunda parcial, o número cinco do mundo voltou a pressionar o serviço do adversário, novamente em vão. O castigo veio logo em seguida, quando Nadal conseguiu a quebra e sacou com tranquilidade para abrir 3/0. Ao longo da partida, o serviço acabou a favor do antigo primeiro colocado do ranking da ATP, após o rival desperdiçar mais quatro chances de quebrar.

Menos concentrado após as duas interrupções - além da invasão de quadra, um torcedor foi retirado das arquibancadas após confusão -, Nadal finalmente foi quebrado por Ferrer. O fato, porém, não o abalou. Na sequência, ele conseguiu a devolução de zero para fazer 6/2 e abrir 2 a 0 na decisão.

Equilibrado, o terceiro set teve menos chances de quebras para os dois lados. A parcial seguiu com confirmações até o oitavo game, quando Ferrer cometeu dupla falta e Nadal abriu 5/3. Sem demonstrar ansiedade, o recordista de títulos em Roland Garros sacou com autoridade e garantiu o seu oitavo título com bela cruzada de esquerda no contrapé do compatriota, que nada pôde fazer a não ser observar o compatriota jogar-se no chão às lágrimas pelo triunfo.


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...