Se não fosse o forte preconceito contro cheiro do alimento que, é verdade, custa a sair das mãos, o alho poderia ser lembrado com mais frequência tanto por consumidores comuns quando pelo mercado de produtos saudáveis.
Na composição, sua artilharia é bem equipada. Leva vitaminas A, B1, B2,B6, C e os minerais: cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco. É muita vitamina para um alimento só.
Tanto mineral significa nada mais que o temperinho pode ser usado contra ataques germicidas, anti-inflamatório, como auxiliar no controle da diabetes ainda melhora a qualidade de vida de quem faz uso corriqueiro, porque pode fortalecer o sistema imunológico, por causa da argina, que estimula o sistema no corpo.
A grande quantidade de zinco e selênio é motivo suficiente para dar ao alho mais um título: o de antioxidante natural, que deixa as defesas do organismo mais forte, por isso ele é um bom alimento para combater doenças respiratórias.
Para quem tem algum problema nos pulmões, por exemplo, o consumo de um dente de alho pode ajudar a impedir infecções e a limpar as mucosas do pulmões. Pacientes com doenças do coração também ficam protegidos contra mazelas que atingem a circulação. O alho também é excelente para diminuir coagulações do sangue e até reduzir a pressão arterial.
Já quem sofre de colesterol alto, uma boa notícia. O consumo regular de alho pode baixar o nível do mau colesterol no organismo. E ainda, o alho também tem propriedade anticancerígenas, porque impede a formação de células doentes no organismo.
Combate ao envelhecimento e ao Mal de Alzheimer
Por ser rico em bioflavonoides,substâncias antioxidantes, o alho elimina os radicais livres presente nas células e consegue retardar o envelhecimento. O alimento também é indicado contra doenças como Alzheimer e outras males degenerativos.
Mas o consumo deve ser moderado. Em quantidades excessivas, o alho pode causar doenças no sistema digestivo como gastrite e úlcera, podendo provocar alergias. Gestantes, crianças com menos de quatro anos de idade e pessoas que vão passar ou ainda passarão por cirurgias também não podem ingerir o alimento porque o alho pode provocar sangramento nesses casos.
Fonte: Yahoo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário