quarta-feira, 5 de março de 2014

Conheça os benefícios do alho, o anti-inflamatório natural

Alho é antioxidante a anti-inflamatório natural. Foto: Abeltx/Getty Images.

Embora seja usado apenas como tempero, quase um co-participante na cozinha, o alho deveria mesmo ser uma estrela, tem propriedades bastante eficazes, Serve como anti-inflamatório, consegue combater resfriados e gripes, além de ser um alimento rico em diversas vitaminas do complexo B.

Se não fosse o forte preconceito contro cheiro do alimento que, é verdade, custa a sair das mãos, o alho poderia ser lembrado com mais frequência tanto por consumidores comuns quando pelo mercado de produtos saudáveis.

Na composição, sua artilharia é bem equipada. Leva vitaminas A, B1, B2,B6, C e os minerais: cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco. É muita vitamina para um alimento só.

Tanto mineral significa nada mais que o temperinho pode ser usado contra ataques germicidas, anti-inflamatório, como auxiliar no controle da diabetes ainda melhora a qualidade de vida de quem faz uso corriqueiro, porque pode fortalecer o sistema imunológico, por causa da argina, que estimula o sistema no corpo.

A grande quantidade de zinco e selênio é motivo suficiente para dar ao alho mais um título: o de antioxidante natural, que deixa as defesas do organismo mais forte, por isso ele é um bom alimento para combater doenças respiratórias.

Para quem tem algum problema nos pulmões, por exemplo, o consumo de um dente de alho pode ajudar a impedir infecções e a limpar as mucosas do pulmões. Pacientes com doenças do coração também ficam protegidos contra mazelas que atingem a circulação. O alho também é excelente para diminuir coagulações do sangue e até reduzir a pressão arterial.

Já quem sofre de colesterol alto, uma boa notícia. O consumo regular de alho pode baixar o nível do mau colesterol no organismo. E ainda, o alho também tem propriedade anticancerígenas, porque impede a formação de células doentes no organismo.

Combate ao envelhecimento e ao Mal de Alzheimer

Por ser rico em bioflavonoides,substâncias antioxidantes, o alho elimina os radicais livres presente nas células e consegue retardar o envelhecimento. O alimento também é indicado contra doenças como Alzheimer e outras males degenerativos.

Mas o consumo deve ser moderado. Em quantidades excessivas, o alho pode causar doenças no sistema digestivo como gastrite e úlcera, podendo provocar alergias. Gestantes, crianças com menos de quatro anos de idade e pessoas que vão passar ou ainda passarão por cirurgias também não podem ingerir o alimento porque o alho pode provocar sangramento nesses casos.

Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...