domingo, 9 de junho de 2013

Brasil e França fazem o clássico da decadência



Durante quase dez anos, entre o final de década de 90 e até 2006, nenhum clássico de seleção era tão esperado como Brasil x França.

Tudo bem diferente do jogo que os dois países fazem neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, no último teste do time de Felipão antes da estreia na Copa das Confederações, no próximo sábado, em Brasília, contra o Japão.

Desde que o ranking Fifa foi criado, no começo dos anos 90, brasileiros e franceses se enfrentaram seis vezes. Em três delas, os dois times fecharam o mês do confronto dividindo as duas primeiras posições da lista mundial.

Nas outras, somando a colocação das duas equipes, a maior soma foi 23. Hoje, em Porto Alegre, essa conta dá 40 (a França é a 18º do mundo e o Brasil 22º).

Quando decidiam Copas, como em 1998, e vaga em semifinais de Mundial, 2006, Brasil e França dominavam a lista de melhores do planeta da Fifa. Em 2004, por exemplo, dos dez melhores seis eram desses países (Ronaldinho, Henry, ZIdane, Ronaldo, Adriano e Kaká).

No ano passado, o prêmio teve 23 finalistas. Só um brasileiro, Neymar, e um francês, Benzema. E ambos nem chegaram perto da indicação para os top 3.

Nem como modelo de administração as duas seleções servem. Enquanto a maioria dos outros campeões mundiais têm longos e sólidos trabalhs de treinadores, Brasil e França trocaram de treinador no ciclo para 2014: Felipão substituiu Mano Menezes e Deschamps entrou na lugar de Blanc, que tumultuou ainda mais o futebol de seu país ao propor uma espécie de cota racial para a bola francesa.

E ambos têm início de trabalho claudicantes. Felipão só venceu um dos seis jogos que fez, e Deschamps acumula quatro derrotas em dez partidas.

Em termos de clube, os rivais de hoje em Porto Alegre não conseguem repetir o êxito das ligas de outros grandes do planeta.

O Brasileiro tem média de cerca de 13 mil pagantes, e o Francês fica na casa dos 20 mil.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X FRANÇA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de junho de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

FRANÇA: Mandanda; Tremoulinas, Koscielny, Mangala, Sagna; Payet, Matuidi, Capoue e Valbuena; Gourcuff e Benzema. Técnico: Didier Deschamps

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...