domingo, 2 de março de 2014

Proteja seu filho de riscos no Carnaval

Crianças brincando com confeti
Deixe seu filho pequeno (ou maior) curtir a festa em total segurança
                                                                      Foto: Dreamstime

Todos sabem que Carnaval é época de alegria e descontração. Mas nesta festa, há espaço para públicos de todas as idades curtirem e isto preocupa muitas mães de filhos crianças e adolescentes. Saiba como orientar os seus filhos para que eles fiquem longe dos perigos:
Para crianças

Fuja da multidão: "Evite aglomerações desnecessárias, ainda mais se o lugar tiver pessoas com faixa etária diferente da idade da criança", sugere o pediatra José Hugo de Lins Pessoa. Combinem um ponto de encontro: deixe no bolso do seu filho um cartão com seu nome, endereço e telefone. Dá para colocar uma medalhinha com os dados dos pais presa numa pulseira ou colarzinho do pequeno, ensina a terapeuta familiar Sylvia Van Enck.

Passe longe do barulho: como a audição das crianças é mais sensível do que a nossa, elas devem ficar longe de trios elétricos e caixas de som. Isso pode incomodar seu filho e acabar estressando você também.

Mantenha a rotina: procure manter os horários de dormir e se alimentar, mesmo durante o feriadão. Se ele está acostumado a comer cinco refeições diárias, por exemplo, deve seguir com a rotina no café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

Abra o olho dos seus filhos contra bebidas e drogas: elas estão à solta no Carnaval
Foto: Dreamstime

Para adolescentes

Controle os horários: acerte com seu filho um horário que seja bom para os dois e peça a ele que ligue assim que chegar à festa e quando estiver indo embora. Você perceberá na voz dele se ele bebeu demais...

Proíba-o de pegar carona com bêbado: pegar carona com amigo que bebeu demais é tão perigoso quanto seu próprio filho dirigir bêbado. De nada adianta ele estar sem carro se o motorista da vez não for responsável. Dê um dinheirinho extra para um táxi, caso ele precise.

Abra o olho dele contra as drogas: a coisa mais fácil que existe é alguém colocar uma droga num copo que não está sendo observado. Por isso, faça seu filho manter o copo dele ao alcance dos olhos e jamais aceitar bebida de estranhos. Se ele costuma ficar bêbado, o risco é dobrado.

Alerte-o para fazer sexo seguro: ninguém quer interromper uma juventude cheia de sonhos para cuidar de um bebê, certo? Lembre seu filho das doenças que podem ser pegas no sexo e reforce, mais uma vez, a importância de usar camisinha.

FONTE: MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...