quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Praia para todos - Projeto volta à orla carioca com mais acessibilidade


No dia 08 de dezembro – domingo – o Projeto PRAIA PARA TODOS volta à orla carioca oferecendo acessibilidade na Barra da Tijuca (Posto 3) e Copabacana (Entre o Posto 5 e 6).

Para comemorar mais um ano de vida ininterrupto, o PRAIA PARA TODOS oferecerá novas atividades como o beach tênis adaptado (em Copacabana) e o Stand Up Paddle adaptado (na Barra da Tijuca).

Outra novidade é que o os dois pontos ocorrerão – Barra da Tijuca e Copacabana – concomitantemente, sempre das 9h às 14h, aos sábados e domingos.

O projeto funcionará até abril de 2014.

A intenção do Instituto Novo Ser (INS), organizador do projeto, é consolidar e expandir a ação para que a acessibilidade se torne uma realidade em todas as praias cariocas.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, despertar a atenção da opinião pública que não oferece estrutura adequada em uma cidade que sediará os próximos Jogos Paralímpicos.

Todas as atividades oferecidas no PRAIA PARA TODOS são gratuitas e ministradas por profissionais capacitados das áreas de educação física e fisioterapia, além de estagiários e voluntários do Instituto.

O Projeto Praia Para Todos conta com o patrocínio da Michelin, parceria da 213 Sports, Rico de Souza, Lions, Secretaria de defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, 3º Grupamento Marítimo e Subprefeituras das respectivas regiões. O Instituto Novo Ser tem como mantenedora a empresa Radix Engenharia e Software.
Serviços oferecidos pelo PRAIA PARA TODOS:

• Banho Assistido com as Cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutuam na água,
• Atividades esportivas adaptadas como vôlei sentado de praia, frescobol, beach volei, stand up paddle e surf,
• Handbike (somente em Copacabana),
• Esteira para passagem de cadeiras de rodas,
• Jogos recreativos e piscininha infantil,
• Vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e sinalização sonora.

O PRAIA PARA TODOS atende às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia.

Desde o início foram beneficiadas em torno de 5.000 pessoas direta e indiretamente.

“Sempre gostei do mar. A praia era um dos meus melhores programas. O projeto me permitiu retornar à praia. Pode parecer um hábito simples para muitos, mas para outros é quase que inalcançável. Com o Praia Para Todos voltou a ser possível ir à praia. Agora, tenho um point”, relata, Natache Iamayá da Rocha Gomes, usuária do serviço.

Serviço

Sábados e domingos, das 9h às 14h.
Copacabana – Entre os Postos 5 e 6
Barra da Tijuca – Posto 3


FONTE: Cláudia Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...