segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma ideia saborosa, saudável e refrescante

Coalhada

A coalhada sempre recomendação para quem tem dificuldades intestinais. É indicada para quem faz tratamentos quimioterápicos ou uso prolongado de antibióticos. E, além de ter essa função regenerativa incrível é uma delicia refrescante e, como vimos, extremamente saudável.

A Coalhada e o Iogurte, são personagens presentes em varias culinárias e se prestam, tanto como para serem consumidas no seu estado natural como acompanhando saladas, peixes, carnes, etc, substituindo em muitos casos as gorduras tanto animais como vegetais.

Uma vez li um trabalho de um cientista russo, associava a longevidade dos povos Balcãs a uma dieta rica em leites fermentados.

O certo é que tanto a coalhada como o iogurte, podem fazer parte de todas as refeições do dia, seja num desjejum acompanhado com frutas e cereais (o que por sí só é uma excelente fonte de nutrientes garantindo uma dose extra de energia e um equilibrado funcionamento do parelho digestivo), como acrescentando aos alimentos salgados, um sabor muito especial - combinado a delicada acidez do leite fermentado com especiarias das mais variadas.

Em todos os supermercados, padarias, quitandas, etc… temos uma enorme variedade de iogurtes e coalhadas - integrais, desnatadas, com frutas, com cereais, com isso e com aquilo… e ainda por cima, pode ser feito - facilmente, em casa - não tem truque nem mistério, necessitando de um equipamento nada complicado.



Coalhada com frutas

6 porções
2 litros de leite integral

1 copo de iogurte integral

3 colheres (sopa) de leite em pó

1 xícara (chá) de manga em cubos de 1 cm

1 xícara (chá) de morangos lavados e cortados ao meio

1 xícara (chá) de uvas Crimson lavadas

Mel puro para acompanhar
Ferva o leite e deixe-o descansar até retornar à temperatura de 37 °C aproximadamente. Acrescente o iogurte e o leite em pó e misture. Coloque em um recipiente fechado e embrulhe em um tecido. Deixe descansar de um dia para o outro em local quentinho.

No dia seguinte, verifique se já adquiriu a consistência de coalhada (deve estar firme) e leve à

geladeira. Na hora de servir, coloque em taças e decore com as frutas.

Sirva acompanhado de mel.
FONTE: CARLA PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...