terça-feira, 26 de novembro de 2013

Stand Up - Aposentado mostra que o esporte é para todas as idades

Aos 69 anos Antônio Pimentel é um dos participantes do 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FN que terá final sábado (30) na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, São Paulo.

Uma das modalidades com prancha que mais cresce no mundo, o Stand Up Paddle começou a ganhar destaque como prática esportiva no final dos anos 90 e início dos 2000, tendo como um dos seus principais precursores o havaiano Laird Hamilton. O SUP, como também é conhecido o esporte, ampliou as possibilidades para que pessoas das mais variadas faixas etárias pratiquem a atividade, que reúne a prancha e o remo.

Quem acompanhou a primeira etapa do 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM, na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, no último dia 2, percebeu que, na modalidade, a sigla SUP também pode representar o início da palavra SUPeração.

Morador na mesma praia do Gonzaguinha, o oficial aposentado do exército Antônio Roberto Pimentel, de 69 anos, estava entre os participantes da categoria master.

O atleta com mais idade inscrito no evento começou a praticar o esporte no dia 10 de julho, na escolinha de Stand Up Paddle da prefeitura vicentina, instalada também na praia do Gonzaguinha.

Nas aulas, teve o primeiro contato com uma prancha. “Moro de frente para essa baía. Quando vi o pessoal remando, achei: isso é muito bom. Vou entrar nisso aí. Me inscrevi na prefeitura e comecei a remar”, contou.

Quando soube que uma competição seria realizada no “quintal” de casa, o aposentado não teve dúvidas. “Falei: vou participar. E com uma estratégia bem simples: saio em último que ninguém me passa. O importante é chegar”, afirmou em tom bem-humorado, completando com uma gargalhada. E a colocação foi o que menos importou. Sua chegada foi muito aplaudida por todos os outros atletas e público em geral na areia.

Menos de quatro meses depois da primeira aula, Pimentel encarou uma prova de três quilômetros de remada em um mar agitado pelo vento que marcou as disputas da primeira etapa.

Habituado a participar de competições esportivas no exército, Pimentel comemorou a estreia no esporte com prancha. “Participei de competições no quartel. Futebol, vôlei, basquete, tênis, mas não stand up, surf, nada disso. Foi muito bom participar. Excelente”, completou, com um sorriso no rosto.

No próximo sábado (30), o exemplo de vida estará de novo na água, para a segunda etapa do 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM, novamente na praia do Gonzaguinha. A nova disputa terá novidades, sobretudo nos horários. A primeira largada será às 10 horas, com a categoria master masculina. Cinco minutos depois, as atletas da master feminina começam a competir.

Os competidores da open masculina e da júnior largam juntos, às 11 horas e a open feminina, às 11h05. Cada prova terá três quilômetros de percurso, com duas voltas de 1,5 km. Já o revezamento misto, a última disputa do evento, ao meio-dia, terá 2,2 km, com cada participante remando 1,1 km.

Também nesse evento, os atletas poderão receber o número de participação e levar a prancha para medição das 8h30 até 15 minutos antes da largada de sua prova. Mais informações sobe o 1º Campeonato Stand Up Paddle Tri FM no site www.triesportes.com.br.


FONTE: Fábio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...