segunda-feira, 21 de abril de 2014

Festas divertidas, práticas e que não pesam no bolso



Dizem por aí que o melhor jeito de aprender é errando. Em se tratando de festas infantis, essa máxima se aplica totalmente ao meu caso.

Não que eu me arrependa de alguma festa que eu tenha dado pro Theo e pra Liz. Aliás, tenho ótimas lembranças de todas elas e tenho certeza de que eles, de um jeitinho ou de outro, também se lembram de cada uma com carinho.

Acontece que eu dei muitos tropeços, especialmente nas duas primeiras festas de aniversário do Theo. E, aos poucos, fui tropeçando menos, pegando uma ideia aqui e outra ali, acertando mais e, enfim, gastando menos.

Então, vou puxar aqui na minha memória - já meio gasta - e compartilhar ideias boas e também as roubadas, claro! Dicas pra gastar pouco e pra não ter taaanto trabalho. E, acima de tudo, pra você se divertir junto com seu filho!

>>> ROUBADAS

- Dar festas muito grandes
Esse foi um erro ao fazer a primeira festa do Theo. Na segunda, rolou um número menor de pessoas, mas mesmo assim foi exagero. Organizar megafestas é pra quem tem muito dinheiro ou muito tempo livre - coisas que quase nunca se aplicam a mães e pais! Fora que é tanta coisa pra coordenar, que mal sobra tempo pra você aproveitar a festa com seu filho.


- Convidar adultos demais
Erro semelhante ao de cima, mas que acho bem comum de ser cometido. Na primeira festa do Theo, nos preocupamos em chamar todos os nossos amigos, do trabalho, da balada... Nada a ver por vários motivos. O principal deles é que adulto sem filho normalmente detesta festa infanil. Você não chateia aquele seu colega de trabalho, vocês dois economizam e podem usar o dinheiro pra ir jantar ou dançar - sem filho um dia desses. Que tal?

- Preparar muita comida
Outro pecado pelo exagero. Eu acho bem difícil calcular o tanto de comida pra cada festa. Mas acho que vale sempre ter em mente que criança come pouco, especialmente em festas, em que elas só querem saber de se divertir. E de comer brigadeiros, claro! E esqueça alimentos que precisam ser esquentados para comer. Em um festinha de criança, vale o que for jogo rápido. Pipoca, salada de fruta, copinho com uvas, biscoito de polvinho, milho cozido, sanduíches saudáveis...

- Mesa do bolo intocável

Outra roubada pela qual eu já passei é fazer uma mesa do bolo que ninguém pode colocar a mão. Você fica meio neurótica pedindo para as crianças não relarem na mesa. É muita tentação para as crianças. Uma sugestão é colocar apenas alguns brigadeiros na mesa, exatamente pra serem consumido durante a festa. Na hora do parabéns, é só repor que a mesa fica pronta pra festa de novo.

>>> BOAS IDEIAS

- Lembrancinhas
Acho que aqui vale a máxima: dar lembrancinhas caras tem um alto risco de cair na breguice, além de criar crianças que só querem saber disso, em vez de curtirem a festa. Normalmente, quem faz as lembrancinhas aqui uma em casa é a minha sogra super talentosa. Mas eu fiz uma vez – no segundo aniversário do Theo – e foi rápido e barato: um kit com um vasinho, um saquinho com terra, outro com semente e uma micro pá de jardim. Fiou fofo e útil – e custou uns 5 reais cada um.


- Decoração feita pelas crianças
Pedir para os próprios convidados fazerem a decoração da festa é explorar trabalho infantil? Que nada! Fizemos isso na festa do Theo e as crianças piraram. Como o tema era monstrinho, deixamos papel colorido cortado em forma de monstro (o Theo que cortou, um dia antes), tesoura, cola e olhinhos daqueles de plástico pras crianças brincarem. Elas adoraram desenhar e,assim que terminaram, colamos tudo na parede atrás da mesa do bolo. Ficou lindo e superoriginal.

- Bolo prático e barato
Minha mãe tem uma “fornecedora” de bolo que é uma mão na roda. Isso porque ela faz aqueles bolos gelados, em que cada pedaço vem enroladinho em papel alumínio. Um pouco antes do parabéns, a gente tira do congelador e serve. É mais que prático, porque você não precisa se preocupar com pratinho, guardanapo, garfinho…. Outra ideia é chamar as crianças para fazerem um bolo caseiro. Na última festinha, o Theo ficou mega orgulhoso de escrever “Liz“ com M&Ms em cima do bolo de chocolate que fizemos pra ela.

- Reutilizar tudo o que dá
Cada vez mais eu sigo essa prática. Tudo que sobre da festinha anterior é reutilizado na festa seguinte. Pratinho de plástico, garfinhos, copo, guardanapo colorido, bandeirinhas de decoração.

 
Menos preocupação se a cor vai combinar com o tema da festa, e mais com o bolso. Recomendo!

- Internet
É na internet que a festa dos meus filhos começam a ser boladas. Quer dizer, primeiro decidimos um tema: Theo já teve do Snoopy, Shrek, heróis e monstros; os da Liz foram cores do arco-íris e frutinhas. Depois disso, entro no site Pinterest e começo a procurar ideias baseadas nesses temas. E durante essa pesquisa, eu sempre encontro algo de decoração em que basta imprimir e recortar – muitas vezes de graça! Nesse último aniversário da Liz, achei um site com espécies de bandeirinhas em formato de melancia. Foi a decoração ideal, ficou fofíssimo e só me custou uns 10 reais, preço da impressão. Pra quem tem impressora funcionando em casa, não precisa tirar nem um centavo do bolso!


FONTE: DE MÃE PARA MÃE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...