domingo, 20 de abril de 2014

Surf Criador de site sobre Píer de Ipanema relembra período de sua existência



Campeonato de surf no Píer de Ipanema


Durante os anos de 1970 e 1974, os cariocas tinham um point diferente na Praia de Ipanema; o píer. Construído para auxiliar na construção do emissário submarino, atraiu surfistas devido as ondas que eram formadas graças a sua estrutura. Isso permitiu que, em 1972 (ano considerado o auge do modismo), acontecesse no local o primeiro campeonato brasileiro de surf da era moderna.

Fábio Pacheco no píer em 1972


Nesse ano, o espaço na areia tornou-se palco de inúmeras mudanças na sociedade da época, transformando toda a geração. O período foi chamado de "Verão da Contracultura". Com o fim da instalação, toda a estrutura foi demonstada, deixando os frequentadores saudosos. Desde então, o surfista Marco Telles não esqueceu daqueles tempos. Com o crescimento da internet nas últimas décadas, encontrou outras pessoas com lembranças vivas sobre aquele tempo. A partir daí, surgiu o site"Píer de Ipanema". 

O criador adianta que está em negociação com uma empresa, que pretende apoiar integralmente o projeto. " Por outro lado, existem boatos de pessoas interessadas na construção de um novo pier em Ipanema, para exploração comercial, nos moldes do que existe na Califórnia atualmente", afirma. Em entrevista exclusiva, Telles fala relembra um pouco o período curto e tão importante no cenário praiano nacional.


Esportes de Praia: Como surgiu a ideia de montar um site sobre o Píer de Ipanema?
Marco Telles: O píer nunca saiu de minha cabeça. Desde o início da internet pensei em colocar no ar uma página falando sobre o ele. O tempo passou e, aproveitando o Orkut, criei sem muita pretensão uma comunidade onde foi possível reencontrar vários frequentadores, amigos e pessoas que não viveram na época, mas tinham curiosidade em conhecer as histórias. Várias fotos eram enviadas para meu e-mail e eu precisava de um espaço para publicá-las, já que naquela época o Orkut permitia apenas poucas fotos. Criei um fotolog que fez sucesso em pouquíssimo tempo. Resolvi então criar um site, que foi ao ar no dia 19 de novembro de 2006, onde poderíamos ter fotos, áudios e textos.


Esportes de Praia: Na época que idealizou, imaginava que fosse ganhar a visibilidade atual?
Marco Telles: Não. Eu pensava que nossas histórias tinham interesse apenas para meia-dúzia de "velhos surfistas" ou pessoas que frequentaram o Píer de Ipanema. Porém, com a criação do site, descobri que havia inclusive jovens que não viveram aquela época, mas já tinham ouvido falar. ou então outros que nem sabiam o que era o Pier de Ipanema e ao conhecer o site, passaram a curtir.


Esportes de Praia: De onde vem o arquivo de imagens e vídeos?
Marco Telles: Tudo foi enviado para nós pelos autores (no caso de profissionais) e personagens (arquivos pessoais). Existem algumas músicas cujos autores liberaram os direitos autorais, porém o Ecad criou problemas e resolvemos tirar do ar.

Ricardo Bocão caminhando sobre o píer

Esportes de Praia: O que você fazia nessa época do píer, além do surf? E como está sua vida hoje, comparado com como era naquele tempo? 

Marco Telles: Além do surf, eu estudava, vivia na praia, saia à noite... Enfim, levava uma vida normal de um adolescente da zona sul carioca. Me aposentei precocemente por problemas de saúde, mas continuo surfando. Também aando de skate, nado em academia, penso em praticar canoa havaiana por conta de um projeto da prefeitura local. Vivo muito bem, porém, comparar com aquele tempo é muito difícil. Não havia internet, o que mudou radicalmente os hábitos das pessoas, que cada vez mais se entocam em suas casas, conectadas 24 horas e desconectadas do mundo real. Um exemplo disso é um comercial atual de protetor solar que convida as pessoas a saírem mais de suas casas, encerrando a mensagem com a frase "a vida não gira em torno da internet, a vida gira em torno do sol". Não havia também tanta violência, podíamos sair tranquilamente, mesmo nas madrugadas, onde era comum nos reunirmos na areia da praia, para conversar, ao som de um violão.


Desenho do píer feito para a Revista Surf Brasil

Esportes de Praia: Quais as principais lembranças da época?
Marco Telles: Que éramos felizes e sabíamos disso. Que apesar da ditadura, éramos mais livres do que os jovens de agora, presos a internet, BBBs, chats, msn. Nossa "sala de chat" era a praia, onde podíamos conversar "face to face" entre um mergulho e outro no mar, uma partida de vôlei ou de frescobo ou simplesmente ficar literalmente jogados na areia. Minha melhor recordação é quando acordava antes do sol nascer e, ainda de noite, caminhava junto com meu grande amigo Dadá pela Av. Atlântica, passando pelo Forte de Copacabana, pela Av . Francisco Otaviano e chegando finalmente ao pico, que era o Pier de Ipanema. Naquela época não havia a iluminação como hoje. A gente aguardava um pouco para clarear até o ponto de enxergar as ondas para entrarmos no mar.


Esportes de Praia: Para você, que importância o píer teve na cultura da cidade? O que espera que ele represente para as gerações futuras? 

Marco Telles: O Pier de Ipanema foi o berço de um movimento que transformou radicalmente toda uma geração. Foi alí que Rose Di Primo inventou o biquíni, a moda unisex ganhou força e quase todos usavam batas e tangas. Essa última ficou famosa no corpo do Fernando Gabeira. Relógio era peça rara, não se media o tempo. Era o verão do desbunde, das dunas do barato, da resistência e da contracultura. Com relação ao futuro, o novo site do Pier de Ipanema pretende abrigar entre suas pilastras e dunas virtuais pessoas compartilhando experiências, acrescentado novas ideias e vivências num pólo gerador de iniciativas e ações, direcionadas à qualidade de vida, bem como à melhoria do meio ambiente em que vivemos, compartilhando ideias para um mundo melhor. O novo site será transferido para uma plataforma que possibilitará o acesso mais ágil, maior facilidade de utilização pelo usuário, funções completas de rede social, integração com Google, Facebook e Twitter, interface para celular e melhor aproveitamento do conteúdo do site. Tudo disponibilizado gratuitamente. Através de parcerias, vamos implementar uma ferramenta de captação de recursos para projetos de terceiros que serão lançados na página, aproveitando uma demanda existente que não tínhamos como apoiar.

Fotos: PierdeIpanema.com.br

FONTE: esportesdepraia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...