quinta-feira, 3 de abril de 2014

Com brasileiros dispostos a acabar com tabu, GP2 começa no Bahrein

André Negrão e Felipe Nasr, representantes brasileiros na GP2 (Foto: Divulgação)
André Negrão e Felipe Nasr, representantes brasileiros na GP2 (Foto: Divulgação)

Com oito títulos no Mundial de Pilotos, o Brasil só fica atrás de Reino Unido e Alemanha quando o assunto é o ranking de países mais campeões da história da Fórmula 1. Na GP2, no entanto, a realidade é bem diferente. Em nove temporadas já disputadas de uma das principais categorias de acesso à F-1, os brasileiros bateram na trave algumas vezes, com os vices de Nelsinho Piquet (2006), Lucas di Grassi (2007), Bruno Senna (2008) e Luiz Razia (2012), mas ainda não fizeram o tão esperado gol. Este ano, a missão de acabar de vez com o tabu está nas mãos de Felipe Nasr e do estreante André Negrão. A disputa começa neste fim de semana, e o SporTV exibe ao vivo a rodada dupla no Bahrein. Os treinos livres do GP do Bahrein começam às 6h (de Brasília), e o treino classificatório acontece no mesmo dia, às 14h. A primeira corrida da rodada dupla tem largada marcada para as 7h10, com transmissão ao vivo do SporTV2. A corrida do domingo será exibida ao vivo no SporTV, a partir das 8h15.

Felipe Nasr conciliará GP2 com o cargo de piloto reserva da Williams (Foto: Paolo Pellegrini)

Felipe Nasr encara jornada dupla

Aos 21 anos, Felipe Nasr terá jornada dupla em 2014. O brasiliense conciliará sua terceira temporada da GP2 - a segunda pela equipe inglesa Carlin - com a função de piloto reserva da Williams na Fórmula 1. Enquanto dá seus primeiros passos na categoria mais nobre do automobilismo mundial, Nasr destaca que sua grande meta este ano é levantar a taça da divisão de acesso. No último campeonato, o piloto subiu ao pódio em seis corridas - quatro delas em segundo lugar - e ficou boa parte do ano como vice-líder, mas acabou terminando a disputa na quarta posição.

- Fiz muitos testes com o carro em configuração de corrida, que é sempre a parte mais crítica por causa do consumo dos pneus, e fui muito bem. Estou muito animado com as possibilidades deste ano e lutar para conquistar esse título ainda inédito para o Brasil, de campeão da GP2 - afirma o xará de Felipe Massa, titular da Williams na F-1.

Reserva do xará Massa na Williams, Felipe Nasr mira título da GP2 após terminar em quarto no ano passado (Getty)

No ano passado, quando a etapa do Bahrein foi a segunda do calendário da GP2, Nasr terminou com quarto e segundo lugares na pista de Sakhir. Desta vez, a corrida no pequeno país do Golfo Pérsico promete ser ainda mais emocionante. Foi neste circuito que o brasiliense travou o primeiro contato com um monoposto de F-1, durante os testes da pré-temporada, em fevereiro. Nesta sexta-feira, o piloto se revezará entre os treinos da GP2, às 6h (de Brasília), e nada menos que 90 minutos de práticas ao volante da Williams, a partir das 8h, durante a primeira atividade da categoria principal para o GP do Bahrein.

Apesar da empolgação com a Williams, o brasileiro não descuida da GP2. A categoria, que entra em sua 10ª temporada, foi criada em 2005 para modernizar a antiga Fórmula 3000 e servir como peneira para a Fórmula 1. Desde então, a divisão de acesso já revelou talentos como o campeão mundial de 2008, Lewis Hamilton, e seu companheiro da Mercedes, Nico Rosberg, além de nomes de peso como Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado e Romain Grosjean. Nos testes da pré-temporada da GP2, Nasr ficou com o sexto melhor tempo geral (1m39s829). O resultado discreto, no entanto, não desanima o jovem piloto.

- Os testes práticos da GP2 serviram para conhecer e acertar o passo com o meu novo engenheiro e o meu companheiro de equipe o colombiano Julian Leal. Aproveitei para fazer muitas saídas simulando as condições do carro durante as provas, usando os dois tipos de compostos que teremos e estou muito satisfeito com o resultado - avalia Felipe.

Com o carro da Carlin, Nasr fez o 6º melhor tempo geral nos testes da pré-temporada no Bahrein (Foto: Paolo Pellegrini)



Filho do ex-piloto Guto Negrão, André Negrão tem o automobilismo no DNA (Foto: Divulgação)

Aos 21 anos, André Negrão estreia na GP2

Enquanto a experiência é a principal arma do brasiliense Nasr na briga pelo título de 2014, o estreante André Negrão terá a longa tradição da família no automobilismo como um dos maiores aliados. O paulista de 21 anos é filho do ex-piloto Guto Negrão, sobrinho do empresário e ex-piloto Xandy Negrão e primo de Xandinho Negrão, que disputou a Stock Car até 2012. Criado em meio aos carros, o piloto da Arden já disputou categorias como Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 3 Brasil, e estava há três temporadas na Renault World Series.

- Não sou exatamente um novato, porque a World Series tem desempenho bastante similar ao da GP2. Só os pneus são muito diferentes dos que eu estava acostumado, porque duram muito menos. E em termos de estrutura e material humano, a Arden não deve nada à Carlin, à DAMS e às demais equipes que sempre aparecem bem - afirma o piloto de Campinas, no interior paulista.

Nos testes da pré-temporada, André registrou o 18º tempo geral (1m40s314), enquanto seu companheiro de equipe, o suíço Rene Binder, terminou em 12º (1m40s126). A meta do brasileiro, que planeja ficar por dois anos na categoria, é terminar este campeonato entre os 10 primeiros colocados. O piloto de 21 anos acredita que o resultado da bateria de avaliações no Bahrein não deve ser tomado como parâmetro para determinar a situação de cada equipe no desenrolar da competição.

- A pré-temporada é geralmente complicada de interpretar porque nunca se sabe exatamente o que cada um está testando. Mas é claro que a experiência dos pilotos que estão aqui há muito tempo, como o Felipe Nasr, o Jolyon Palmer, o Stefano Colett, faz diferença - acredita o estreante.

O estreante André Negrão acredita que o carro da Arden será competitivo na temporada 2014 (Foto: GP2 Media/MF2)

A temporada 2014 da GP2 terá 11 etapas com rodadas duplas, todas elas em fins de semana de etapas da Fórmula 1. Serão 26 pilotos de 18 diferentes nacionalidades divididos em 13 equipes.

EQUIPES E PILOTOS DA GP2 PARA 2014

RUSSIAN TIME
Mitch Evans (Nova Zelândia)
Antem Markelov (Rússia)

CARLIN
Felipe Nasr (Brasil)
Julián Leal (Colômbia)

RACING ENGINEERING
Raffaele Marciello (Itália)
Stefano Coletti (Mônaco)

DAMS
Joylon Palmer (Grã-Bretanha)
Stéphane Richelmi (Mônaco)

ART
Takuya Izawa (Japão)
Stoffel Vandoorne (Bélgica)

HILMER
Daniel Abt (Alemanha)
Facu Regalia (Argentina)

RAPAX
Adrian Quaife-Hobbs (Grã-Bretanha)
Simon Trummer (Suíça)

ARDEN
René Binder (Áustria)
André Negrão (Brasil)

CATERHAM
Rio Haryanto (Indonésia)
Alexander Rossi (EUA)

MP
Daniel de Jong (Holanda)
Jon Lancaster (Grã-Bretanha)

TRIDENT
Axcil Jefferies (Zimbábue)
Johnny Cecotto Jr. (Venezuela)

LAZARUS
Nathanael Berthon (França)
Conor Daly (EUA)

CAMPOS
Arthur Pic (EUA)
Kimiya Sato (Japão)

CALENDÁRIO 2014 DA GP2

1ª etapa - Abril 5-6 – Bahrain (Sakhir)
2ª etapa - May 10-11 – Espanha (Barcelona)
3ª etapa - May 23-24 – Mônaco (Mônaco)
4ª etapa - Junho 21-22 – Áustria (Spielberg)
5ª etapa - Julho 5-6 – Inglaterra (Silverstone)
6ª etapa - Julho 19-20 – Alemanha (Hockenheim)
7ª etapa - Julho 26-27 – Hungria (Budapest)
8ª etapa - Agosto 23-24 – Bélgica (Spa-Francorchamps)
9ª etapa - Setembro 6-7 – Itália (Monza)
10ª etapa - Outubro 11-12 – Russia (Sochi)
11ª etapa - Novembro 22-23 – Abu Dhabi (Yas Marina)

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...