segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ciúmes da melhor amiga dele? Saiba como lidar com isso!

Foto: Thinkstock

FONTE: TEMPO DE MULHER

Se os desafios de uma relação a dois já são enormes, imagina quando o namorado tem uma mulher amiga. Lidar com isso na teoria é fácil, mas, na prática, a coisa pode ser não ser bem assim. Essa melhor amiga adora ligar todos os dias para seu namorado, o convida para ver a filme juntos durante a semana e sempre comenta tudo o que você coloca no Facebook com uma intimidade invejável.

Surtar não vai ser a melhor opção, mas nem sempre você vai ter aquela paciência de Jó apenas respirando fundo e dando de ombros para aquela intimidade escancarada entre os dois. O quanto o namoro irá fluir bem quando o namorado tem uma grande amiga vai depender da personalidade da namorada, da atitude e comportamento da amiga e do namorado como afirma a psicóloga clínica pela USP, Triana Portal.

Mas que atitudes da grande amiga podem atrapalhar o namoro? Ligar fora de hora, aparecer sem avisar, trocar carinhos físicos na frente da namorada, querer ter mais "espaço" que ela por conhecê-lo há mais tempo, exagerar na intimidade, ficar pedindo favores constantemente ou atrapalha o casal são algumas atitudes nocivas ao relacionamento.

"São questões de bom senso aliadas à leitura de como a presença da amiga é sentida ou vista pela namorada. Muitas vezes o 'namorado' fica numa situação difícil, pois não quer desagradar nenhuma das duas e acaba no fogo cruzado", avalia a psicóloga. E nada de ter acessos de raiva na frente da amiga, tratá-la mal ou com desdém ou ainda proibir a amizade ou, por fim, afastar a amiga porque isso pode ter efeito inverso. "Isso só demonstra fraqueza e você pode perder a razão e ainda ganhar o papel de vilã", completa Triana.

Mas essa amizade pode ser mais dramática de "engolir" se ambos já tiveram um caso no passado. Sergio Savian, psicoterapeuta e psicanalista especializado em relacionamento e em mudanças de hábitos, explica que se levarmos em consideração que quase a totalidade dos relacionamentos tem como base a monogamia e que um relacionamento antigo pode ter sua chama revigorada, a ex do namorado pode ser vista como ameaça.

"No entanto, se levarmos em conta que o antigo relacionamento teve suas razões para terminar, e que hoje você é a eleita, não há porque desconfiar. Mas tudo isso também depende do caráter do seu namorado, que pode ser mais ou menos fiel ou mais ou menos honesto no que promete, diz e faz", explica Savian.

Ele aponta ainda o caminho sobre os limites a serem dados nesta amizade de excessos. "Quem deve falar com a amiga é ele e não você", completa o psicanalista, autor dos livros "Manual do Êxtase Sexual" e "Chega de Rolo, Eu Quero um Namoro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...