sábado, 5 de abril de 2014

De 'Rei novato' a veterano sem trono, Ricardo luta pela coroa pela 16ª vez


Sentado ao lado de outros nove atletas, Ricardo impõe respeito. A pele bronzeada pelas quase quatro décadas de vida dedicadas às areias carrega as marcas que o tornaram três vezes medalhista olímpico. Com a voz mansa ao falar e muita experiência em cada ação ao pisar na quadra, o baiano hoje ensina o que aprendeu com outros mestres no início da carreira. Único atleta a participar das 16 edições do Rei da Praia, ele usar as manhas que assimilou ao longo de quatro ciclos olímpicos para superar o vigor físico dos novatos que o cercam.

Ricardo estreou no Rei da Praia quando o evento foi criado, em 1999. Naquela época, aos 24 anos, mostrou o potencial que seria confirmado no ano seguinte com a prata nos Jogos de Sydney 2000. Em outro formato de disputa, foi parceiro de Tande até que o ex-atleta da quadra fosse coroado. Cenas parecidas se repetiriam várias vezes nos anos seguintes, já que apenas em 2002 o baiano conseguiu sagrar-se Rei – e, no mesmo ano, Rei dos Reis, em desafio contra os americanos Wong e Metzger

Nesta caminhada, teve a chance de atuar ao lado de Lula, Paulo Emílio, Adriano e outros, aumentando aos poucos seu leque de habilidades e aprendendo a se adaptar mais rapidamente. Lições que leva consigo em todas as competições que disputa mundo afora.

- Listar essas coisas todas me faz sentir até mais velho (risos). Mas isso é bom porque mostra o quanto é importante cada um estar aqui. A cada edição que passa dá mais vontade de ser coroado. Já bati na trave algumas vezes, já ajudei outros atletas, ou pelo menos tentei, e tudo isso é muito bom. Não só pelo evento, mas também pelo amadurecimento de cada atleta dentro e fora de quadra. As mudanças de regras fortaleceram o evento, e cada ano que passa dá mais vontade de jogar – disse.

Duelo de ídolos: em 2002, Ricardo encara o bloqueio de Franco no Rei da Praia
 (Foto: Divulgação)

A partir das 12h (horário de Brasília) deste sábado, em seu primeiro jogo na arena montada na Praia de Ipanema, Ricardo irá reeditar por um set a parceria campeã olímpica em 2004 com Emanuel. Na sequência, ele jogará com Evandro e Bruno Schmidt em busca da classificação para a final, disputada no domingo. O bloqueador acredita que o nível da competição será mais alto do que nos anos anteriores, já que os atletas ganharam um mês a mais de preparação – o torneio era tradicionalmente realizado durante o carnaval.

- Todo mundo vai chegar com bastante ritmo de jogo, já que estamos vindo de muitas etapas pelo Circuito Brasileiro. Todo mundo tem a preocupação em se preparar bem, chegar bem para a disputa do Rei. Com esse mês a mais de jogos, partidas, de torneios, vai tornar o campeonato ainda melhor e mais disputado.

Confira a tabela de jogos de sábado


Grupo A
Alison/Márcio x Pedro Solberg/Vitor Felipe
Alison/Pedro Solberg x Márcio/Vitor Felipe
Alison/Vitor Felipe x Pedro Solberg/Márcio


Grupo B
Emanuel/Ricardo x Bruno Schmidt/Evandro
Emanuel/Bruno Schmidt x Ricardo/Evandro
Emanuel/Evandro x Ricardo/Bruno Schmidt


Confira todos os campeões do Rei e Rainha da Praia da Praia
1999 – Tande e Shelda
2000 – Fred e Sandra
2001 – Loiola e Sandra
2002 – Ricardo e Ana Paula
2003 – Guto e Shaylyn
2004 – Emanuel e Val
2005 – Emanuel e Juliana
2006 – Luizão e Shaylyn
2007 – Fábio Luiz e Larissa
2008 – Emanuel e Talita
2009 – Pedro Solberg e Sandra
2010 – Maria Elisa e Harley
2011 – Larissa e Alison
2012 – Vivian e Alison
2013 – Alison e Talita
2014 - Talita

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...