segunda-feira, 7 de abril de 2014

LUTO NO MUNDO DO SURF

Responsável pela produção das pranchas de espuma na década de 50 colaborou para o desenvolvimento e proliferação do surf no mundo

Responsável pela produção das pranchas de espuma na década de 50 colaborou para o desenvolvimento e proliferação do surf no mundo

A comunidade internacional do surf está de luto. Poucas pessoas contribuíram tanto para o esporte quanto Hobie Alter (1933-2014), que morreu de câncer na última semana aos 80 anos. Revolucionário, Hobie é considerado o “Henry Ford” da indústria do surf, apelido merecido pela excelente sacada que teve ao produzir pranchas com espuma na década de 50 que logo substituiriam as de madeira.

Hobie Alter nasceu em Orange County na California, filho de um produtor de laranjas e começou a surfar aos 16 anos. Em 1954 montou a primeira fábrica de pranchas em Orange County, a Hobie Surfboards. Precisando apresentar um produto que pudesse se firmar na indústria local da California, ele desenvolveu junto de seu parceiro Gordon “Grubby” Clark a prancha de espuma, tornando o board um produto comercialmente viável para o mercado.

Em pouco tempo, a Hobie Surfboards alavancou o mercado e se consolidou líder da indústria de pranchas, novidade essa cada vez mais aderida pelos atletas nos campeonatos. O trabalho de Hobie foi um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento do surf em escala global. Ele tambéminventou o Hobie Cat, um pequeno catamarã criado para entreter surfistas em dias de mar flat, que logo se torna um sucesso de vendas mundial.

Unindo a capacidade de produção de sua empresa e o empreendedorismo, pode-se dizer que Hobie Alter começou shapeando pranchas e acabou shapeando uma cultura. O ícone tem seu nome na calçada da fama do surf de Huntington Beach, mais do que merecidamente.

Hobie também pode ser considerado uma grande influência para os shapers de hoje, que têm de manterem-se atualizados com a pressão tecnológica imposta pela indústria do surf para que o processo de produção das pranchas seja sempre renovado. Se não fosse pela coragem e ousadia dele, provavelmente ainda estaríamos surfando em pranchas de madeira. Já pensou?

Confira abaixo um documentário em homenagem a Hobie e sua história:


fonte: Lucas Alves


BoardRoom - Legends of Surfboard Shaping: Hobie Alter 1933 - 2014 from FiveSix Productions on Vimeo.


Hobie Alter from ENCYCLOPEDIA of SURFING videos on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...