quinta-feira, 10 de abril de 2014

A revolução das pranchas nos anos 70: o surf punk rock!

A prancha com duas quilhas faz parte da história moderna do surf, começou na década de 40 com as pranchas de madeira de Tom Blake, mas consagrou-se nos anos 70, por surfistas lendários como Steve Lis, Reno Abellira, Jeff Ching e Mark Richards (foto). Foto: Jeff Divine

O surf funcionou como um fio condutor, mas o projeto evolutivo (sem data para terminar) se tornou um campo de investigação e reflexão sobre fatos ancestrais, a relação entre ser humano e o mar, as naus e o significado arraigado a tudo isto.

Os anos 60 foram palco para muitas revoluções culturais, e os anos 70 seguiram quebrando tradições e paradigmas, principalmente no universo do surf, nas praias pelo mundo. Todas as mudanças sociais parecem ter inspirado transformações radicais no design das pranchas e no estilo de surfar.

Enquanto o surf em pranchões dos anos 50 e inicio dos 60 desenhavam linhas abertas, as pranchinhas com duas quilhas pareciam voar, rasgando a superfície da onda, entrando e saindo do tubo, acelerando e voltando. Os tempos mudaram e as biquilhas estão para o punk rock, como os pranchões estavam para a bossa nova.

No vídeo, Lis Fish mostra imagens do primeiro modelo de prancha fish, em uma sequencia de surf com muito estilo. Com a fish de duas quilhas, surfistas criaram manobras fortes, com velocidade, curvas rápidas e repentinas, inimagináveis até início dos anos 70! Veja o filme e entenderá tudo!

A prancha com duas quilhas faz parte da história moderna do surf, começou na década de 40 com as pranchas de madeira de Tom Blake, mas consagrou-se nos anos 70, por surfistas lendários como Steve Lis, Reno Abellira, Jeff Ching e Mark Richards.

O modelo de prancha fish, une um shape especial e duas muito eficientes. A equação (shape + quilhas x talento dos surfistas da época), resultou em um novo modo de surfar, muito mais versátil, com manobras que rasgam a onda com muita velocidade e maior controle.

O shape fish é característico por ser uma prancha de menor tamanho (aproximadamente 6’0 pés), precursoras das shortboards, com formato mais oval e rabeta (tail) dupla, formando um grande “W”. O inventor desta prancha foi Steve Lis, que no final dos anos 60 surfava de kneeboard (modalidade que se surfa de joelhos). O princípio é simples, as rabetas em “V” (pintail) eram muito boas para ondas rápidas, grandes ou cavadas, mas davam pouca liberdade em curvas fechadas (arcos curtos) e manobras com pivot, logo, a fish é uma prancha com duas rabetas (pintail = “V”, duble pintail = “W”).

Outra inovação são as duas quilhas, invenção do mítico shaper que Bob Simmons havia criado quinze anos antes. As biquilhas (ou twin fin) já tinham caído em desuso, mas Liz aproveitou a ideia, que se encaixou perfeitamente na inovadora rabeta da fish. Conclusão, quando o havaiano Jeff Ching foi para California e conheceu Lis, pediu emprestado o seu kneeboard e surfou em pé na prancha de joelho. Estava criado um dos designs de prancha mais bem sucedidos da história.

O surfista Reno Abellira mostrou ao mundo (com um estilo inconfundível e belo) o que uma pranchinha veloz e com alto desempenho, pode fazer de tudo em ondas de pequeno e médio porte. No final dos anos 70, Mark Richards fez a sua versão das biquilha inspirada no shape da prancha fish e se consagrou 4 vezes campeão mundial.

Esta prancha nasceu junto com o punk rock, trazendo uma revolução e renovando o esporte ancestral!


FONTE: almasurf




Lis Fish from Hydrodynamica on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...