quinta-feira, 4 de setembro de 2014

LOCALISMO: VIOLÊNCIA OU PRESERVAÇÃO?!

GO-SURF-BLOG-2014-LOCALISMO-PEGADAS-SALGADAS-SURF-E-CULT-DOCUMENTARIO-GUGA-ARRUDA-TECO-PADARATZ-FABIO-GOUVEIA-FLORIANOPOLIS-FLORIPA-VIOLENCIA-PRESERVAÇÃO-001

Todo mundo diz que futebol, religião e política não se discute, pois nunca se chega a lugar algum.. Bom.. A real é que assuntos como esses podem sim ser discutidos, mas é preciso mente aberta tanto para falar quanto para saber ouvir. No surf não é diferente.

A questão do localismo é um tema que merece lá seus cuidados, a começar pelo que se entende como localismo: para muitos é sinônimo de violência enquanto para outros é de preservação, para alguns sinônimo de desigualdade e para outros é necessidade e união.

Sem hipocrisia, vai.. Toda moeda tem seus dois lados, e apesar de discordar completamente da postura agressiva e repressiva que se encontra facilmente em qualquer line up, ainda sou obrigado a concordar com muitos dos princípios que buscam a preservação da cultura local para que esses picos não percam suas identidades, ainda que muitos deles já a tenham perdido justamente impondo uma política besta que se distorce do que realmente deveria ser considerado.

Recentemente vi uma publicação do Surf & Cult, trazendo depoimentos de caras de vanguarda e personalidades do surf de Floripa justamente abordando a importância e a necessidade do localismo, debatendo o tema e falando aquilo que pensam para nos fazer entender não apenas como nasceu o localismo na região, mas também por que ele tem sua importância até os dias de hoje. O vídeo faz parte do documentário “Pegadas Salgadas” e vale ser visto.

Uma produção Surf & Cult
Direção: Luciano Burin
Imagens: Antonio Zanella, Rafael Ribeiro, Marcos Vinicius D`Elboux e Flavio Vidigal
Som Direto: Fábio Siebert
Edição e Montagem: Luciano Burin e Marcos BG
Edição de Som: Leonardo Gomes




Pegadas Salgadas - Localismo from Surf & Cult on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...