domingo, 28 de setembro de 2014

Você sabe o que é Quiropraxia? Nunca ouviu falar?


E se eu te disser que algumas sessões com um Quiropraxista pode fazer a diferença ao fazer uma manobra mais radical, colocando o seu corpo em um ponto onde você jamais imaginaria? Ou então fazendo a diferença no momento crucial de uma bateria e ainda prevenir lesões?

Não é por acaso que o hendecacampeão mundial Kelly Slater reserva algumas horas do seu dia para sessões de Quiropraxia.

Por essas razões, já queria entrevistar algum profissional da área há muito tempo, até que descobri o quiropraxista Lucas Rech, proprietário e diretor da clínica Casa da Coluna, que tem uma experiência sólida com surfistas e atletas em geral.

Quando abri o Facebook, me deparei com a foto do Freesurfer Gabriel Pastori fazendo um tratamento com ele. Entrei em contato com ele, que se mostrou muito solícito em me atender e ao pesquisar um pouco mais, descobri que Lucas já prestou atendimento em alguns campeonatos WQS de grande porte promovidos pela ASP, além de acompanhar diversos surfistas de renome, como o já citado Gabriel Pastori, Felipe Cesarano, Claudemir Lima, Adilton Mariano, Victor Ribas, Leo Neves, Jadson André, Yan Guimarães, Mineirinho, Evaristo Kiko Boa Vista, Raoni Monteiro, Neco Padaratz, Chloé Calmon, Willian Cardoso e Daniel Friedman entre outros.

Quando conversamos, via e-mail, expliquei que escrevia sobre surf e que me interessava muito pela questão da preparação dos atletas.

Lucas me respondeu na mesma hora e marcamos um dia na sua clínica, não só para uma entrevista, mas também para algumas sessões de quiropraxia, acompanhado da minha mulher que tem sérios problemas de hérnia de disco.

Aqui quero destacar que sempre que escrevo uma matéria sobre qualquer coisa, faço questão de experimentar primeiro para poder ser o mais fiel possível no que vou escrever. E com a Quiropraxia não foi diferente.

Cheguei a Casa da Coluna e fui muito bem recepcionado por Cláudia, em um local que me senti muito bem. Decoração discreta e aconchegante, com uma equipe super atenciosa, a começar por ele que, ao fazer os movimentos, ia me explicando minuciosamente a função de cada um deles.

Eu apenas sentia os estalos da coluna e pescoço e ao final de cada sessão saia com a musculatura, articulações e quadris muito mais soltos.

A minha esposa, que chegou lá sem conseguir andar por causa de uma hérnia de disco, hoje já está fazendo fortalecimento e caminhando 7 km na areia!

Lucas Rech é Bacharel em quiropraxia desde 2007, sendo especialista em biomecânica e atua na área desde então. Já escreveu para algumas revistas, Surfar, Época, Veja e sites de diversos esportes.


Pastori com o o quiropraxista Lucas Rech. Foto: divulgação.

Para entender o funcionamento desta ciência inovadora para a saúde dos atletas, confira como foi esta entrevista, que você leitor tem o privilégio de ler agora:

Fabricio Meneses - Muitos surfistas têm dores lombares ou problemas na coluna, por quê?

Lucas Rech - As dores na coluna vertebral nos surfistas ocorrem por traumatismos como pancadas ou pela fraqueza dos músculos, estes influenciados pelo mau funcionamento articular que gera atrofia muscular sobrecarregando tendões, ligamentos e ainda mais a articulação, tornando-se um ciclo vicioso.

A dor/sintoma é o aviso da lesão tecidual e sua causa deve ser investigada com diagnostico clínico, de imagem ou até laboratorial. Fatores como a alimentação, hábitos de saúde e o sono influenciam na cicatrização de qualquer lesão.

Quais as queixas mais comuns nos surfistas?

São dores na coluna lombar, cervical, joelhos, coluna dorsal e ombros respectivamente.

O que esses problemas afetam no dia a dia das pessoas, na prática dos esportes e principalmente no surf?

Afetam a saúde de maneira geral, todas as atividades e funções vitais como a dos órgãos, veias, artérias, o bem estar, o lazer, esporte, a capacidade física, respiratória, o sono, o humor.

Qual a estatística de pessoas com problemas na coluna?

Segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública 36% da população brasileira sofre com dor na coluna, e cerca de 68% buscam tratamento. Esse tipo de dor pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais raro na infância e mais comum após os 40 anos. Em jovens e adolescentes, a incidência de dor nas costas têm aumentado devido a erros posturais, obesidade, sedentarismo etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida e que, nesse exato momento, pelo menos 40% das pessoas estão com algum tipo de dor nas costas.

Segundo pesquisas, essa é a primeira causa de consulta médica. Dores na coluna apenas perdem para dores de cabeça, segundo dados de estudos mundiais.

O sobrepeso é um dos causadores?

Sim, o sobrepeso é um agravante como qualquer outro, mas geralmente não o maior deles. O maior agravante sempre é a função anormal de músculos e articulações. Por exemplo, são menos comuns os sintomas de hérnia de disco em pessoas obesas que em pessoas magras.

Quais os casos mais comuns?

São os relacionados ao desalinhamento e consequente desgaste precoce das articulações, como subluxações, doenças do disco intervertebral, artrose, artrite, espondilolistese.

Por que certas dores pioram com o exercício e outras melhoram?

Isso depende da cronicidade da lesão e da capacidade do corpo de eliminar o processo inflamatório. Quando a articulação funciona bem e o músculo está forte, ele ativa o fluxo sanguíneo local o que ajuda a eliminar a inflamação. Quando a inflamação já enfraqueceu o músculo e ele está rígido, o fluxo sanguíneo local fica comprometido e o exercício inflama ainda mais a região.

Quais os sintomas?

Dores locais ou irradiadas geralmente com edema, reproduzíveis ao movimento e referidas em forma de dor em pontada, facada ou agulhada, dor queimante ou latejante, dor em fisgada, formigamento, sensação de dormência, choque ou excesso de sensibilidade.

A postura da remada ou as manobras contribuem para danos na coluna?

Sim, quando as articulações perderam seu movimento normal e os músculos não estão funcionando harmonicamente e fracos.

Como evitar?

Métodos preventivos... Manter o funcionamento pleno das articulações e dos músculos através de alongamento, musculação, técnicas manipulativas entre outros. Esportes e atividades cotidianas nem sempre são o suficiente para manter o movimento articular por muitos anos. Quanto melhor o funcionamento muscular e articular mais lento será o processo degenerativo.

O que é a Quiropraxia e como ela pode ajudar o atleta ou o surfista de fim de semana? O desempenho deste pode melhorar?

Sim muito, pois as técnicas usadas reabilitam a função articular rapidamente, melhorando o funcionamento articular e neuromuscular (propriercepcão), proporcionando mais controle motor, flexibilidade, força e capacidade de recuperação dos treinos.

A quiropraxia pode ser usada em conjunto com outras técnicas como acupuntura, RPG, pilates?

Sim, porém somente a quiropraxia utiliza técnicas manipulativas diretamente nas articulações.

Já trabalhou com muitos surfistas ou atletas de outros esportes?

Sim, atletas de todos os esportes. No Brasil os que mais usam a quiropraxia como tratamento e preparação física em razão do número de praticantes e do número de lesões são triatletas, corredores, lutadores, tenistas, jogadores de futebol, nadadores seguido de outros esportes. Nos EUA todos os 34 times da liga de futebol americano têm sua equipe de quiropraxistas.

Você falou que trabalhou em eventos do WQS, como foi essa experiência, quem eram os atletas que mais procuravam?

A experiência foi ótima, pois tive a oportunidade de atender a elite do surf e observar como o corpo se adapta ao surf e quais as maiores necessidades e dificuldades dos surfistas.

Curiosamente quase sempre os vencedores do evento são os que mais procuram. Os campeões, talvez pelo fato de levaram a sério cada detalhe que envolve a preparação de um atleta, sempre procuraram se cuidar.



Willian Cardoso já passou pelas mãos de Lucas Rech. Foto: divulgação.

A quiropraxia pode prevenir lesões?

Sim previne com muita eficiência, pois melhora muito a capacidade de adaptação aos treinamentos mantendo o corpo no seu potencial máximo.

Como auxilia na hérnia de disco?

Nos casos não traumáticos a hérnia de disco é causada pelo mau funcionamento crônico da coluna. Nestes casos a quiropraxia trata a causa do problema reabilitando o movimento anormal podendo diminuir a hérnia quando vista em exames de imagem.

Nos casos traumáticos, em pacientes com a coluna normal, a quiropraxia pode ajudar com técnicas que auxiliam o processo inflamatório a ser eliminado diminuindo o uso de medicação e a chance de recorrência da dor.

A ASP tem quiropraxistas acompanhando o circuito. Isso realmente ajuda o atleta já que só ocorre nos campeonatos?

Sim, o resultado é imediato.

O alongamento e o aquecimento ajudam na prevenção de lesões lombares? Esses dois itens melhoram o desempenho do atleta?

Sim ajudam na prevenção de qualquer tipo de lesão.

Quais as posturas que mais causam lesões?

É as posturas com o corpo curvado a frente, como abaixar-se para pegar peso e ficar sentado por longos períodos.

Trabalhando sentado ou surfando, em quanto tempo deve-se parar para alongar?

Depende da condição física do indivíduo. De maneira geral devemos levantar da posição sentada a cada hora e alongar ao menos 1x ao dia os músculos mais usados.

Abdominais, musculação e natação ajudam?

Na maioria dos casos sim. Alguns problemas na coluna necessitam de mudanças de hábitos e nas atividades porque em alguns casos estes exercícios podem fazer piorar.

Quais os exercícios mais adequados para pessoas que tem hérnia de disco ou outros problemas de coluna?

Depende do tipo de hérnia. Nos casos de hérnias discais posteriores que são as mais comuns, o indicado é sempre reabilitar a articulação e em seguida fortalecer os músculos fracos. Conforme o corpo volta a conseguir fazer o movimento usado no esporte, ele pode ser praticado.

Quem tem hérnia de disco pode correr ou surfar?

Pode depois que o movimento for reabilitado e os músculos ficarem sadios.

Porque o problema irradia para outras partes do corpo?

Sintomas de irradiação de dores podem ocorrer quando algum nervo é pinçado, o que é comum na hérnia disco.

Existe idade mais frequente?

Dores nas costas a partir de 40 anos. Hérnia discal mais comum dos 30 aos 50. Lesão de ombro (supra espinhoso) mais comum dos 45 aos 55 anos e joelho a partir dos 55.

Existe um perfil de pessoas que tenham maiores tendências a ter problemas de coluna? Mais em homens ou mulheres?

Pessoas sedentárias que não tem hábitos saudáveis principalmente as que não praticaram atividade física na infância. No caso da hérnia discal, a lombar é mais comum em homens enquanto a hérnia cervical é mais comum em mulheres.

Algum tipo de alimentação ajuda ou prejudica?

Alimentação rica em colágeno ajuda a manter a saúde da articulação. Proteína, cálcio e potássio ajudam na saúde dos músculos. Agrotóxicos, toxinas como drogas e medicamentos prejudicam.

E para finalizar, algo que intriga a todos nós, como Slater consegue se manter no auge, sem contusões aos 42 anos?

O segredo está na sua boa função/mobilidade e na qualidade dos seus movimentos, o que garante agilidade, equilíbrio e músculos contraindo com eficiência e protegendo as articulações. Isto é conseguido com atividade física versus repouso na quantidade certa e com técnicas reabilitativas frequentes principalmente a quiropraxia.

FONTE: Fabricio Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...