quarta-feira, 11 de março de 2015

Circuito Light Rei e Rainha do Mar chega ao sétimo ano


Evento já faz parte do calendário de provas esportivas do Rio de Janeiro e também do World Open Water Swimming Series

No dia 29 de março, os apaixonados pelo esporte terão a oportunidade de participar de uma edição especial do Circuito Light Rei e Rainha do Mar 2015. Neste ano, o evento completa sete anos de sucesso. Resultado evidente quando se olha para o início, em 2009, com 585 atletas inscritos, e comparamos com 2014, que obteve 11 mil participantes nas três etapas, todas com recorde de inscrições.

Foi neste ano também que o circuito passou a integrar o World Open Water Swimming Series (WOWSS), uma série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo, sendo o Rei e Rainha do Mar o único representante da América do Sul.

Segundo o idealizador e diretor Pedro Rego Monteiro, “o Rei e Rainha do Mar é um evento carioca, que nasceu e se estabeleceu nessa cidade maravilhosa. Hoje, o circuito recebe atletas de 22 estados diferentes do país. Para nós, é uma honra ser reconhecido como o maior festival de esportes de praia do Brasil”. Cerca de 30% dos participantes vêm de fora do estado do Rio de Janeiro.

Sempre buscando oferecer opções que agradem os competidores, a procura por ampliar o leque de modalidades que tornem o evento melhor é constante, e, o que começou como um evento exclusivo de natação, hoje conta com provas também fora d’água, como a Beach Run, corrida 100% na areia, e o Beach Biathlon, para aqueles que não se contentam apenas em só correr ou só nadar. Além disso, reúne provas de Stand Up Paddle, modalidade que virou sucesso na cidade nos últimos anos.

Por ser conhecido internacionalmente, o Circuito Light Rei e Rainha do Mar já contou com a presença de grandes representantes da natação mundial como: Ossama Melouli, atual Campeão Olímpico, Thomas Lurz, considerado o maior nadador de águas abertas de todos tempos, Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha, eleitos os melhores do mundo em 2014, Samuel de Bona, Poliana Okimoto, atual Campeã Mundial e o norte-americano Aaron Peirsol, atual recordista mundial de 100 e 200m costas, sendo estes apenas alguns dos nomes que já marcaram presença em edições anteriores.

“Participei várias vezes em diversas oportunidades nas provas do Circuito Light Rei e Rainha do Mar. Acho que na verdade, muito pouco se diferencia dos chamados amadores a nós, os profissionais. O que vejo é uma vontade enorme de vencer e se superar dos atletas, o que me deixa empolgado para competir. O clima é leve, mas ao mesmo tempo todo mundo está ali com um objetivo: ganhar de alguém, melhorar seu tempo, se superar, ou seja, o que não deixa de ser o que nós, profissionais, também fazemos”, afirma Samuel de Bona, nadador profissional que participou de diversas etapas do Circuito Light Rei e Rainha do Mar.

A primeira etapa do ano será realizada no dia 29 deste mês e ainda há vagas em todas as modalidades. As inscrições podem ser feitas através do site reierainhadomar.com.br.

Saiba mais sobre as provas do Circuito Light Rei e Rainha do Mar

O Sprint (1 km), o Classic (2 km) e o Challenge (3,5km) são as provas que recebem o maior número de competidores. A disputa de 1 km e 2 km conta com os nadadores que preferem um percurso mais curto ou que estão há menos tempo no esporte. Já a tradicional prova Challenge, a mais longa, é a prova mais desafiadora para os nadadores e a travessia mais bonita dessa etapa, com largada na Praia do Arpoador e chegada no Leblon.

Os apaixonados por corrida poderão participar do Beach Run, única prova 100% de corrida na areia, com um percurso de 4,5 km. A pedido dos atletas acostumados a competir em provas casadas, a organização criou o Beach Biathlon, com 1km de natação e 2,25km de corrida na areia.

O stand up padle também terá espaço no evento com a disputa do SUP Race. As distâncias de 2km, 6km e 12km recebem iniciantes e experientes na modalidade. As provas de stand up paddle também valem pontuação para o campeonato estadual da modalidade.

Para os atletas PCDs (Pessoas com Deficiências), os organizadores prepararam um regulamento diferenciado, área reservada para a categoria, largada exclusiva, staff e segurança especializada para atendê-los. O evento também apoia diversas ações e projetos visando inclusão social e responsabilidade ambiental em cada etapa; Light Recicla, COOPCAL, Malharia Social, Rio Eu Amo Eu Cuido, Instituto Correr pela Vida e Pro Criança Cardíaca.

O Circuito Light Rei e Rainha do Mar conta com o patrocínio da Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e Piraquê, além do apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Mais informações:

Gabriel Torres – (21) 3723-8135 (gabriel.torres@mginpress.com.br)

Jade Fellows - (21) 3723-8101 (jade.fellows@mginpress.com.br)

FONTE: Danielle Effect Sport

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...