sábado, 28 de março de 2015

Jogos Cariocas de Verão se encerram com quase 1.000 atletas nas praias da zona sul


Sucesso junto ao público, atletas e patrocinadores faz com que organização já planeje a próxima edição

Após cinco finais de semana e quase 200 horas de esporte e entretenimento, chegaram ao fim os Jogos Cariocas de Verão, apresentados pela Oi e inserido pelo Comitê Rio 450 no calendário oficial de eventos em comemoração ao aniversário da cidade.

No último final de semana foram disputadas as últimas sete modalidades das 18 realizadas no principal projeto esportivo deste verão no Rio de Janeiro. A etapa Areia mobilizou cerca de 1.000 atletas e milhares de pessoas nas praias de Copacabana, Leblon, Ipanema e Arpoador, entre equipe técnica, competidores e espectadores que, além de torcerem, puderam se divertir com as diversas atividades abertas ao público, incluindo um show da Blitz, no evento de encerramento.

Desde a primeira etapa, a Asfalto, no final de semana dos dias 21 e 22 de fevereiro, no Parque Madureira, com as disputas do skate street e corrida de rua, os Jogos Cariocas de Verão mostraram que seriam um sucesso, com quase 2.000 atletas brigando pelo título de campeão dessas duas modalidades. Após as competições, todos se juntaram às cerca de 10 mil pessoas que curtiram o show de abertura oficial do evento com o rapper Marcelo D2 e o bloco Perninha de Grilo.

O mesmo conceito seguiu nas quatro etapas seguintes. Com o slogan “nos 450 anos do Rio a gente se encontra por esporte”, os Jogos promoveram grandes momentos para atletas e público.

Na etapa Mar, realizada nas praias da Joatinga e Barra da Tijuca, além das disputas de surfe, kitesurfe, stand up paddle e natação, a banda Yute Lions, do Superstar, colocou todos para dançar com o seu reggae.

Já na Montanha, os atletas e espectadores do highline, escalada esportiva e trekking de regularidade relaxaram após as emocionantes competições ao som de Larissa Luz. Na etapa Vento, a penúltima dos Jogos, o Dj Marcelinho da Lua fez os atletas de parapente e asa delta baixarem a adrenalina com boa música.

Diogo Castelão, sócio da Rio de Negócios, empresa que idealizou e realizou os Jogos, comemora o fato de todos os objetivos terem sido alcançados e já planeja a edição do próximo verão.

“A nossa principal preocupação foi potencializar a experiência do carioca no verão, seja ele atleta ou espectador. Para isso tivemos sempre como pilar principal a qualidade das competições e buscamos a excelência na disputa. Não poupamos esforços para ter o melhor dos esportes, seja em atletas, equipe técnica, formato ou equipamentos específicos de cada modalidade.

Já para o carioca espectador e parceiros do projeto, pensamos sempre em como envolvê-los de maneira natural nos eventos. Para isso, desenvolvemos ativações em todos os locais de disputa que abrangessem diferentes públicos e possibilitassem a participação de famílias. Conseguimos alcançar esses objetivos, o que nos deixou muito satisfeitos e ansiosos para o próximo verão”, comentou.

Projeto contou com cinco empresas parceiras e gerou quase três mil empregos temporários

Não foi só a parte técnica que deixou os organizadores satisfeitos com a primeira edição dos Jogos Cariocas de Verão. O relacionamento com patrocinadores e parceiros foi classificado como excelente. No total foram cinco marcas envolvidas diretamente com o produto: Oi, Sportv, Farm, Eu Atleta e Rádio Mix FM. Todas com participações efetivas de seus colaboradores e/ou clientes durante todas as etapas, que geraram cerca de 3.000 empregos.

Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi, fala da satisfação e importância de ser a empresa a apresentar os Jogos Cariocas de Verão.

“Somos uma empresa apaixonada por esporte e pela cidade do Rio de Janeiro. Os Jogos Cariocas de Verão conseguiram unir esses dois pontos de forma perfeita. Foi um projeto ambicioso, mas que, ao mesmo tempo, trouxe à tona o lifestyle do carioca que tem como característica unir o esporte e a natureza. A Oi fica muito feliz em fazer parte dessa história, que ainda está só no começo”, disse o executivo.

Parceria entre Jogos Cariocas de Verão, Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude e prefeitura do Rio de Janeiro é celebrada

Os Jogos Cariocas de Verão tiveram o Governo do Estado do Rio de Janeiro como um parceiro fundamental no seu sucesso, pois foi a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que permitiu à Rio de Negócios captar patrocínios e viabilizar o projeto.

O secretário estadual de esporte, lazer e juventude, Marco Antônio Cabral, resume a importância do projeto para o Rio de Janeiro.

“Em cinco finais de semana, os Jogos Cariocas de Verão transformaram diferentes pontos importantes do Rio em verdadeiros centros de prática esportiva. Isso deu uma pluralidade à cidade e comprovou algo que a Secretaria preza: o esporte é para todos. Do asfalto à areia, passando por montanha, vento e mar, o Rio de Janeiro é o palco perfeito para quem quer praticar esportes”, disse Cabral.

O sentimento de satisfação também é compartilhado pelo presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, órgão criado pela prefeitura para comandar os eventos em comemoração ao marcante aniversário da Cidade Maravilhosa.

“Não teria como os Jogos Cariocas de Verão, com a grandiosidade com que foram pensados e a competência com que foram executados, estarem de fora da programação oficial do aniversário do Rio. Os Jogos expressam nossa carioquice, nossa maneira de interagir com a Cidade, usando a beleza de nossas paisagens de forma responsável, em busca do bem-estar”, elogiou.

Sucesso nas redes sociais

As hashtags usadas para identificar os jogos tornaram o projeto um sucesso. Ao longo de um mês de projeto, foram mais de 50 mil envolvimentos diretos dos internautas entre curtidas, comentários e compartilhamentos de posts nos perfis oficiais dos Jogos Cariocas de Verão no facebook, instagram e youtube (@jogoscariocasdeverao).

Preocupação com o meio ambiente e portadores de necessidades especais

Desde o início do projeto, uma premissa foi a preocupação com a cenografia. Toda a estrutura montada deveria ser feita com responsabilidade ambiental. Através da parceria com a empresa Bambutec foram utilizadas estruturas em bambu, um material natural, reutilizável e de fontes renováveis.

Todas as coberturas das estruturas foram feitas em lona reutilizável. Foi calculada também uma redução do volume das estruturas cenográficas e dos gastos de energia, aproveitando que as disputas aconteceram durante o dia. Além disso, foi viabilizado acesso universal a espaços de competição em todas as etapas, por meio da parceria com a Adaptsurf.

Na parte de comunicação foi dispensado o uso de flyers e folheteria, utilizando preferencialmente canais digitais. Foram feitas ações de coleta de lixo com parceiros como MaraToninha da Limpeza.

Todo o material que deveria ser descartado será reutilizado ou doado para parceiros sociais do projeto, como o Adaptsurf e o Favela Surf Club.

“Um dos nossos objetivos dentro da comunicação dos Jogos Cariocas de Verão era reforçar a imagem do Rio como cidade perfeita para a prática de esportes ao ar livre, além de incentivar e informar ao público em geral sobre essas atividades como alternativa de vida saudável.

Para construir essa relação saudável, era essencial a identificação e cuidado com esses locais. Conservação e responsabilidade foram cuidados que procuramos transmitir a todos que se envolveram com os Jogos Cariocas de Verão”, explicou Larissa Seibel, gerente de comunicação da Rio de Negócios.

Confira a lista de vencedores das sete modalidades da etapa Areia:

Beach Soccer
1º Lugar: Paula Freitas
2º Lugar: Leme
3º Lugar: Geracao PJ

Futevôlei

Pofissional
1º Lugar: Marcellinho/Eduardinho (Vasco da Gama)
2º Lugar: Et/Duca
3º Lugar: Danoninho/ Belinho

Amador
1º Lugar: Dieguinho/Robert
2º Lugar: Dido/Marcinho
3º Lugar: Goro/Barcellos

Iniciante
1º Lugar: Rafael/Gabrielzinho
2º Lugar: Felipe/Luan
3º Lugar: Vinicius/Renan

Altinha
1º lugar: equipe Anemona (Fernanda Bustamante, Roberta Duarte, Natasha Eyes e Mariana Borghi)
2º lugar: equipe Girassol (Erys Martins, Romina Vital, Keila Moreira e Ana Luisa Bravo)
3º lugar: equipe Orquídea (Luiza Pontiviane, Bruna Motta, Vanessa Braço e Erika Schilling)

Beach Tennis

Masculino Profissional
1º lugar: Diogo Carneiro e Ralff Abreu
2º lugar: Narck Rodrigues e Luiz Notare
3º lugar: Kutter Volmer e Daniel Fink

Feminino Profissional
1º lugar: Flavia Muniz e Julia Florito
2º lugar: Luciana Fernandes e Lorena Melo
3º lugar: Mirele Geiger e Isabelle Vecchi

Masculino Amador
1º lugar: Matheus Andrade e Tiago Martins Dupla
2º lugar: Fabiano Martins e Felipe Poggi
3º lugar: Marco Salgado e Marcelo Young

Feminino amador
1º lugar: Marcia Balbinot e Tatiana Calazans
2º lugar: Maria Peieper e Andrea Belucci
3º lugar: Adriana Milanez e Ecatherina Aleixo

Frescobol

Categoria masculina profissional
1º lugar: Cacau e Marcelinho
2º lugar: Márcio Tranquez (SP) e Wellington (SP)
3º lugar: Marcos Santana e Claudinho

Categoria feminina profissional
1º lugar: Karina e Cleyde (SP)
2º lugar: Ira e Vanessinha
3º lugar: Luciana e Andréa

Handbeach

Categoria masculina
1º lugar: Niterói Rugby
2º lugar: Rio Handbeach
3º lugar: Cepraea

Categoria feminina
1º lugar: Z5 Handebol
2º lugar: Unihand
3º lugar: Rio Handbeach

Vôlei de Praia 4x4

Categoria masculina
1º lugar: Thiago Barbosa, Oscar Brandão, Márcio e Marcus
2º lugar: Michell Maron, Marcelo Hargreaves, Pedro leal Guilherme santos e Filipe Stolberg
3º lugar: Sílvio Junior, João Vidal , Andrew e Jonas Paixão (reservas: Antônio e Matheus Saísse)

Categoria feminina
1º lugar: Su Ribeiro, Daniele Gottishild, Andrea Amorim, Erlane Mota e Quemile Souza
2º lugar: Rita de Cássia, Camilla de França, Camila Motta e Natália
3º lugar: Patrícia Figueiredo, Júlia Caldas, Camilla Silva e Ingrid Brayner (reserva: Thaís dos Santos)

Os Jogos Cariocas de Verão foram apresentados pela Oi e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Teve o apoio do Sportv, Farm, Eu Atleta, Mix, Prefeitura e Adaptsurf. A competição foi um evento oficial das comemorações dos 450 anos do Rio, chancelado pelo Comitê Rio 450. A idealização e a realização foram da empresa Rio de Negócios.

FONTE: Por Gabriel Badaró

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...