domingo, 1 de março de 2015

Galeria Parabéns Rio - Fotógrafos homenageiam a cidade


Quatrocentos e cinquenta anos não são 450 meses, nem 450 dias, mas poderiam ser 450 ondas. Não são tantas assim, mas a cidade do Rio de Janeiro, que hoje completa 450 anos, é uma das maiores “surf cities” do mundo com suas quase duas dezenas de praias surfáveis, sem contar com as que renascem em dias de grandes ondulações e os muitos picos que elas oferecem, como por exemplo Ipanema e Barra da Tijuca que são grandes e têm muitas valas.

Para comemorar essa importante data, o Ricosurf convidou alguns fotógrafos que conhecem bem as ondas da cidade para falarem sobre a forte ligação entre o Rio e o Surf, e também para demonstrarem esse elo com imagens.

São eles Fedoca Lima, Henrique Pinguim, Pedro Fortes, Luciano Cabal, Barbara Becker, Sergio Rio e Claudio Franco.

“O Rio tem uma boa variedade de ondas, das paredes do Arpex aos tubos de Guaratiba, dos passeios do Posto 6 de Copacabana aos drops tubulares do Pepino, das manobras da Prainha aos noseriders da Macumba, de janeiro a dezembro sempre Rio de Janeiro”.




Quando uma boa ondulação de leste ou sudeste atinge a orla do Rio de Janeiro o Arpoador começa a dar seu espetáculo. Na foto Victor Ribas num clique de Fedoca Lima.

"Mesmo sendo clichê, não me canso de falar que o Rio de Janeiro é um estúdio a céu aberto. Facilmente você consegue enquadrar algum cartão postal da Cidade Maravilhosa na sua fotografia.

O Rio possui diversos estilos de ondas, o que me ajuda a encarar os mares ao redor do mundo. Um verdadeiro campo de testes. Fico feliz em retratar as belezas da cidade da visão que um surfista tem dentro do tubo".



Você faz a legenda desse cenário alucinante... Foto: Henrique Pinguim.

"Estar na água no Rio de Janeiro num dia de boas ondas, vento terral, água limpa e com as montanhas nos cercando, transforma o conjunto numa obra prima da natureza! Gosto de dizer que o surf é o esporte mais maldito que existe, pois são muitos fatores que precisam estar em sintonia pra que possamos desfrutar 100%, mas o mais impressionante é que mesmo vivendo essa dificuldade, me considero um grande felizardo por poder ter feito essa escolha, de estar no mar".



Quem nunca sonhou em pegar um tubo como esse na Reserva? Pedro Schettino já realizou esse desejo. Foto: Pedro Fortes.

“Ser carioca é uma das melhores coisas do mundo. Por mais que outros países tenham coral e ondas de sonho, o Rio de Janeiro tem seu encanto e suas ondas mágicas com cenários sem igual.

Aprendi a surfar e a fotografar no Rio de Janeiro, aqui é minha casa e minha inspiração. Meu amor... cujo cenário reluz em todo mundo”.



Mentawai? Não, Rio de Janeiro. Foto: Luciano Cabal.

“Clicar surf no Rio de Janeiro é magico pelas diferentes interpretações que o visual dos picos oferecem. Soma-se a isso a vibe incrível dos surfistas que nos ajudam a transformar uma marola em arte. Rio é assim... tudo termina em samba! Aloha!”.




Até no Arpoador, que tem um dos crowds mais sinistros da cidade, dá pra relaxar. Pablo e Boo Becker num clique de Barbara Becker.

“Depois de 25 anos morando fora do Rio, não tenho como descrever a felicidade de estar de volta, especialmente nesse momento especial com a celebração dos 450 anos da minha Cidade Natal.

Como todos os lugares no mundo, o Rio tem sim seus defeitos, mas a beleza e a magia da cidade, unidas com o carisma do povo faz o Rio uma cidade muito especial, além de ser considerada uma das melhores 'surf cities' do Brasil pela quantidade e versatilidade de opções em suas ondas.

Sinto-me abençoado por ter a fotografia como um hobbie e muito privilegiado de morar em uma cidade tão linda como essa.

Parabéns Rio de Janeiro!”




No Rio tem ondas e montanhas por todos os lados. Biel Garcia na praia da Macumba numa foto de Sergio Rio.

“No Rio tem onda pra todo mundo e, normalmente, todo mundo na mesma onda, seja esquerda, direita, grande, pequena, laje... Tem de tudo, e essa combinação é a melhor coisa pra mim.

Meu lugar favorito para fotografar é o Arpoador - o visual dos 2 irmãos não cansa nunca e está sempre diferente. Dentro d'agua, sou fiel ao bairro em que moro e fico nas fechadeiras de Copacabana mesmo”.




Três maravilhas do Rio: a esquerda do Arpoador, o Morro Dois Irmãos e a pedra da Gávea. Foto: Claudio Franco.


FONTE: Carlos Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...