sábado, 14 de março de 2015

Em 2013, Santos efetivou interino e foi o melhor paulista no Brasileiro

Claudinei Oliveira levou o Santos à sétima posição do Campeonato Brasileiro

Na última quinta-feira, o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, convocou entrevista coletiva para anunciar a efetivação do técnico interino Marcelo Fernandes. Mesmo com Dorival Júnior e Vágner Mancini como principais alvos, o mandatário preferiu confiar no auxiliar. A mesma determinação ocorreu pela última vez há dois anos, em 2013, quando Claudinei Oliveira assumiu o cargo, que levou o Santos a ser o melhor time paulista no Campeonato Brasileiro.

Após a demissão de Muricy Ramalho - segundo a diretoria santista por conta de decréscimo de resultado -, um dia depois da derrota para o Botafogo na 2ª rodada do Nacional, treinadores como Gerardo 'Tata' Martino e Marcelo 'El Loco' Bielsa foram cogitados. O Santos, no entanto, resolveu optar pela opção mais barata e caseira possível à época: Claudinei Oliveira, campeão da Copa São Paulo em 2013 foi testado e aprovado. No sub-20, ele ganhava R$ 10 mil. Com a efetivação, passou a receber R$ 70 mil, 700 % a mais.

Em sua partida de estreia contra o Grêmio, na Vila Belmiro, pela 3ª rodada da competição, o técnico conseguiu dar trabalho aos gaúchos. O resultado, entretanto, não passou de um empate por 1 a 1, gol de Willian José.

Logo depois, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, uma derrota acachapante por 3 a 1 poderia fazer a diretoria do Santos repensar a decisão. Mas nos quatro jogos seguintes, foram três vitórias - contra Atlético-MG, São Paulo e Portuguesa - e um empate, contra o Coritiba.

Ao todo, na competição nacional, foram 36 jogos com 15 vitórias, 12 empates e nove derrotas. O aproveitamento, nos números, não parece ser animador: 53%. O desempenho, ao menos, colocou a equipe da Baixada Santista à frente dos outros paulistas no Brasileiro. Em 7º, o time superou São Paulo (9º), Corinthians (10º), Portuguesa (17º) e Ponte Preta (19º). O Palmeiras, rebaixado em 2012, jogou a Série B na temporada.

Neste sábado, o Santos enfrenta o Marília, no Bento de Abreu, em Marília, às 18h30, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Este será o primeiro jogo de Marcelo Fernandes como treinador efetivo da equipe alvinegra. O time santista é líder disparado do grupo 4 com 23 pontos, 13 a mais que o vice XV de Piracicaba.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...