domingo, 15 de março de 2015

Nasr faz história como estreante, e Brasil volta a ter dupla no top 5 após seis anos

Felipe Nasr, da Sauber, ficou na quinta colocação do GP da Austrália

O Grande Prêmio da Austrália, primeiro da temporada 2015 da Fórmula 1, não teve nenhum brasileiro no pódio, mas nem precisou para ser histórico para o país. Tudo por causa do surpreendente resultado de Felipe Nasr, que colocou seu nome na história ao chegar na quinta colocação em Melbourne.

Depois de viver uma semana de impasse, sem saber se estrearia Sauber, com o imbróglio judicial envolvendo o holandês Giedo van der Garde, Nasr fez uma prova irrepreensível e garantiu o melhor resultado de um piloto brasileiro em sua primeira aparição em uma corrida de Fórmula 1.

Antes do quinto lugar do piloto da Sauber, a melhor marca de um novato do Brasil pertencia a Wilsinho Fittipaldi, que, no GP da Espanha de 1972, colocou sua Brabham no sétimo lugar, e a Chico Serra, que conseguiu o mesmo resultado na Copersucar no GP dos Estados Unidos de 1981.

Nem mesmo os três brasileiros que chegaram ao topo da Fórmula 1 conseguiram passar primeira impressão tão boa quando Nasr. Ayrton Senna, por exemplo, estreou na categoria com a Toleman e sequer completou o GP do Brasil de 1984, abandonando na oitava volta.

Nelson Piquet, por sua vez, fez sua estreia na Ensign e também teve um problema no motor, que o tirou do GP da Alemanha de 1978. Já Emerson Fittipaldi foi quem conseguiu o melhor resultado, deputando na oitava colocação do GP da Inglaterra de 1970 - ainda que só os seis primeiros pontuassem.

"Nem eu esperava que fosse assim. Estou muito feliz, não dá para esconder. Segurar a emoção ali no fim, foi difícil.", disse o brasileiro, em entrevista à TV Globo após a corrida. "É difícil acreditar, mas foi um alívio, depois de tudo que a gente passou na última semana, foi inacreditável."

Fora isso, com a quarta colocação de Felipe Massa, da Williams, o Brasil voltou a ter dois brasileiros nas cinco primeiras posições de uma prova depois de seis anos. A última vez que isso aconteceu foi no GP da Grã-Bretanha de 2009, com Ruben Barrichello em terceiro, e Massa, em quarto.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...