domingo, 29 de março de 2015

Meio Ambiente no Recreio - O 2º Abraço ao Canal das Taxas


Os moradores do Recreio dos Bandeirantes mantêm uma luta diária com mosquitos e mais uma vez apontam o problema: a poluição do Canal das Taxas, um verdadeiro esgoto a céu aberto onde as gigogas imperam.

Na tentativa de chamar, mais uma vez, a atenção das autoridades e cobrar as soluções, no dia 12 de abril acontecerá o 2º Abraço ao Canal das Taxas, às 10h, em frente ao prédio da CEDAE, na Avenida Gláucio Gil.

A luta pela despoluição do Canal das Taxas não é recente, pois o canal sofre há anos com o despejo de esgoto sem tratamento, esgoto esse não só de ligações clandestinas, mas despejado pela própria CEDAE sem qualquer tratamento.

As gigogas não são o problema primário, elas são o resultado da poluição! Se proliferam na sujeira e podem fechar todo o espelho de água, agravando o problema. As gigogas devem ser retiradas periodicamente se não a infestação de mosquitos vai continuar e essa manutenção não tem sido feita.


Rico de Souza apoia a ação. Foto: divulgação.
O Canal das Taxas, que nos mapas antigos é chamado de Rio das Taxas, é uma ligação entre a Lagoa de Marapendi e a Lagoa das Taxas e fazem parte do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Nesse canal tão importante moram jacarés (qualquer morador do bairro já viu um deles), capivaras tão comuns nas ruas do entorno do canal, inúmeros pássaros e já houve inúmeros peixes, todos sofrem e não só a população.

O Canal das Taxas limpo e com sua fauna e flora restabelecidos têm tudo para ser um marco do Recreio dos Bandeirantes, a população atual e as futuras gerações merecem usufruírem da natureza convivendo em harmonia com quem chegou aqui antes de nós. Afinal o jacaré-de-papo amarelo é um símbolo da região.

FONTE: João Paulo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...