sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dislexia: Mitos e Verdades da Dificuldade de Aprendizado, Tudo sobre

dslexia Dislexia: Mitos e Verdades da Dificuldade de Aprendizado, Tudo sobre

A Dislexia é um transtorno que, segundo a Associação Brasileira de Dislexia, acomete até 175 da população mundial. Caracterizado pela dificuldade de aprendizado, ele costuma ser descoberto ainda na infância quando as crianças passam a apresentar dificuldades em ler, escrever ou processar informações. 

O transtorno tem graus variados mas em geral ele afeta a capacidade de extração de conteúdo pela leitura fazendo com que quem o possui não consiga associar adequadamente os fonemas às letras. Embora seja relativamente frequente, a Dislexia é pouco conhecida pela população.

Por isso neste post nós separamos os Mitos e Verdades da Dislexia. Confira:
Mitos:

* A dislexia é sinônimo de baixa capacidade intelectual: o transtorno pode se manisfestar em pessoas com inteligência normal ou até mesmo superior. Basta pensar que Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Agatha Christie e Thomas Edison eram disléxicos.

* A mudança de atitudes pode ajudar quem possui dislexia: a dislexia não significa desatenção, falta de motivação, baixa inteligência ou problemas emocionais, logo, independe do comportamento do portador.



* Toda a crianças que apresenta dificuldade na leitura ten dislexia: todo disléxico tem dificuldades para leitura, mas fatores como inadequação do método de ensino em algumas situações também geral dificuldades. 
Verdades:

* A dislexia pode ter determinantes genéticos: de fato a predisposição à dislexia está provavelmente impressa nos cromossomos. A chance do filho de um disléxico desenvolver a doença gira em torno de 40 % .

* Existe tratamento paa a dislexia: embora seja um distúrbio crônico, a dislexia pode ser tratada com intervenções psicopedagógicas e fonoaudiológicas.

* Existem sinais de alerta para a dislexia: a criança com dislexia tem dificuldade na leitura, tende a trocar letras, cometer inversões silábicas, omissões e tem muita dificuldade de compreensão.

Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...