sábado, 27 de outubro de 2012

Secret Spot: Ilhas Canárias, o Hawaii do Atlântico

La Santa, junto com El Quemao, são as ondas mais tubulares e cascudas das Ilhas Canárias



Aproveitando o embalo da etapa 6 Estrelas do WQS que está rolando em Lanzarote nessa semana, essa edição do Secret Spot vai mostrar um pouco das Ilhas Canárias.

Situadas no Oceano Atlântico ao noroeste da África, as Ilhas Canárias são um arquipélago formado por sete ilhas de formação vulcânica e pertencentes à Espanha. As ilhas são: Fuerteventura, Lanzarote, Gran Canaria, Tenerife, La Palma, La Gomera e El Hierro. Cada uma possui suas peculiaridades, com grande variação de clima e com faunas e floras riquíssimas. Em comum, todas elas contam com altas ondas.

A melhor época para o surf é durante o invero europeu, ou seja, entre outubro e abril quando rolam swells consistentes e períodos longos. A água é um pouco fria, então uma roupa de borracha é necessária. Uma de 3,2mm costuma ser o suficiente.

Por todos os lados da ilha você pode encontrar uma boa onda quebrando

Lanzarote e Fuerteventura são as maiores ilhas do arquipélago e também é onde encontram-se as praias de areia branquinha e o mar com uma incrível coloração azul turquesa. Com fundos de areia, bancadas de pedra e lajes muito rasas em alto mar, essas ilhas possuem ótimas ondas para todos os níveis de surf, desde os iniciantes até duplas de tow-in.

Uma das ondas mais famosas é El Quemao, chamada por alguns de Pipeline canário. As próprias Ilhas Canárias, aliás, tem o apelido de Hawaii do Atlântico pelo poder e pela consistência das ondas que vem do Atlântico norte. Devido à proximidade com o continente africano e à distância de 100km do deserto do Saara o clima é quente durante o dia, mas durante a noite as temperaturas caem bruscamente.

Infelimente não vi um swell quebrando em El Quemao, mas pelas fotos que já vi gostaria de ter presenciado. Já em La Santa, outro pico bem famoso, vimos as pesadas ondas quebrando sob uma rasa bancada de pedra. Tubos tanto para a esquerda quanto para a direita fazem a cabeça do intenso crowd de surfistas e bodyboarders. A influência das marés nos picos é muito importante, portanto uma tábua de marés é essencial.

Em uma surftrip com Everaldo Teixeira e Eric Rebieri, exploramos algumas bancadas que nunca tinham sido surfadas. Ondas oceânicas que quebravam na bancada de pedra e que, segundo algumas pessoas, eram infestadas de tubarões martelo.

Nessa galeria de fotos exclusiva o internauta poderá conhecer um pouco mais sobre esse lugar muito bonito e bem pertinho do Brasil.

Um direita perfeita sem ninguém com o visual de Lanzarote ao fundo

Everaldo Teixeira também passeou na direita pesada

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...