segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mundial de Soling: Brasil mantém tradição de força nos EUA



Meu amigo e guru Nelson Ilha voltou dos EUA comemorando o quinto lugar no Mundial da classe Soling. Assim como o Star, o Soling é um monotipo de quilha fixa, um barco pesado e bastante técnico. O Brasil tem alguns títulos mundiais. De cabeça, eu lembro dos títulos de Gastão Brun e George Nehm. A Soling já foi olímpica. Torben Grael, que já era starista, fez uma campanha linda para as Olimpíadas de 1984, quando acabou ficando com a prata. Para conseguir a vaga brasileira, Torben - que então tinha 24 anos - montou uma equipe de Soling com o objetivo de derrotar justamente Gastão Brun, que era o campeão mundial da classe naquela época. O novo time de Torben, que tinha também Daniel Adler e Ronaldo Senfft, venceu Gastão Brun e acabou com uma medalha de prata em Los Angeles, a primeira de suas cinco. No caminho, ele ainda levou ouro no Pan-Americano de Caracas, em 1983.

Na Olimpíada seguinte, a Soling já não fazia mais parte do programa. Havia sido trocada pela Star. Por algum motivo que eu não sei direito, a gauchada nunca deixou a tradição morrer e sempre coloca alguém bem nos mundiais. O release abaixo é do clube portalegrense Veleiros do Sul.

Do Veleiros do Sul: A tripulação do Veleiros do Sul formada por Nelson Ilha, Paulo Lemos Ribeiro e Felipe Ilha ficou em quinto lugar no Mundial da classe Soling realizado em Milwauke, Estados Unidos. A outra equipe representeante do Brasil, com Henrique Horn Ilha, Fernando Ilha e Gustavo Ilha terminou em 12º lugar.

O Canadá liderou o campeonato com os três primeiros colocados na classificação geral. O título ficou com a equipe de Peter Hall, Paul Davis e William Hall que nem precisou correr a nona regata por que já estava com a vitória garantida. A última prova foi disputada com ventos de noroeste de 20 nós de intensidade.

O troféu de Gran master, com mais de 65 anos, foi pela segunda vez para o timoneiro canadense Hans Fogh, vice-campeão na geral. Whitney Kent, acompanhada de suas tripulantes Cate Muller e Henderson Ashley ganharam o Troféu Paul Elvstrom, melhor timoneiro com menos de 28 anos de idade, e pela primeira vez concedido a uma mulher. As meninas mostraram força para aguentar durante toda a semana os fortes ventos que sopraram no campeonato. Joanne Abbott recebeu pela segunda vez o prêmio Troféu Tony Clare por ter sido a melhor mulher colocada no campeonato (terminou em terceiro junto com seu marido Billy e Tom Freeman).

O Troféu Classic, atribuído ao barco melhor colocado construído antes de 1º de janeiro de 1980, foi para a equipe dos EUA com Matias Collins, Eric Nowina e Dominik Meissner, um barco construído em 06 de junho de 1979. Após a entrega de prêmios alguns dos membros da classe se reuniram para um jantar no Clube de Wisconsin. O próximo evento continental para a Classe Soling será em novembro, o Sul-Americano que terá a participação de equipes da Alemanha, Noruega, EUA, Argentina, Brasil e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...