domingo, 14 de outubro de 2012

Vettel vence na Coreia do Sul e assume a liderança do Mundial; Ferrari 'freia' Massa



O alemão Sebastian Vettel voltou, neste domingo, à posição que ocupou nas duas últimas temporadas da Fórmula 1: o topo da classificação. Sem levar sustos, ele venceu o GP da Coreia do Sul, subindo no degrau mais alto do pódio pela terceira vez seguida e, de quebra, tomando de Fernando Alonso a liderança do Mundial.

Vettel assumiu a liderança da corrida logo na largada, quando passou pelo companheiro de equipe Mark Webber. Fernando Alonso, que chegou à Coreia do Sul na liderança do Mundial, chegou em terceiro; Felipe Massa cruzou a linha de chegada na quarta posição.

O brasileiro fez boa corrida e poderia ter chegado ao pódio. Ele tinha um bom ritmo de corrida, mas ficou impedido de ultrapassar o companheiro de equipe. O engenheiro de Massa chegou a pedir categoricamente pelo rádio que ele não ficasse muito perto de Alonso.


Já Bruno Senna fez uma prova apagada. Começando em 17º, ele chegou a ocupar o 12º posto após uma boa largada, mas o fraco ritmo de sua Williams fez com que ele logo caísse na classificação e encerrasse a corrida em 15º, um posto atrás de Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe.

Esta é a primeira vez que Vettel lidera o campeonato mundial desde o GP da Espanha, quinta etapa do Mundial. O alemão chega a 215 pontos após 16 etapas disputadas, contra 209 de Alonso. A próxima etapa acontecerá na Índia, em 28 de outubro.

Felipe Massa durante o GP da Coreia do Sul de Fórmula 1

A corrida - O alemão Sebastian Vettel começou muito bem a corrida em Yeongam e tomou a primeira colocação de Mark Webber ainda na primeira curva. O australiano ainda tentou retomar a ponta da classificação na reta seguinte, mas não conseguiu.

Os pilotos da Ferrari também fizeram boa largada. Fernando Alonso ganhou o terceiro posto de Lewis Hamilton e tentou, sem sucesso, pressionar os representantes da Red Bull. Felipe Massa, por sua vez, duelou com Kimi Raikkonen durante toda a volta inicial na Coreia do Sul até ganhar o quinto lugar.

Com o caminho livre à frente, Vettel e Webber foram escapando do pelotão, com o alemão aumentando a vantagem para o companheiro.

Os pit stops em Yeongam começaram na 14ª volta com Lewis Hamilton. Webber, Massa e Raikkonen foram aos boxes no giro seguinte, e Vettel e Alonso pararam juntos no 16ª volta.
O brasileiro da Ferrari começou a andar mais rápido do que o britânico da McLaren após a parada e assumiu a quarta posição com uma ultrapassagem na 21ª volta. Ele seguiu com bom ritmo e se aproximou de Fernando Alonso.
Entre os pilotos que lutavam pelas posições de ponta na Coreia do Sul, Webber foi o primeiro a parar para a segunda troca de pneus, na 33ª volta. Os demais competidores fizeram seus pit stops nos giros seguintes e retornaram à pista sem mudanças de posições.
Massa seguiu em ritmo rápido e colou em Alonso, mas não ameaçou seu companheiro por conta da briga do espanhol pelo título do Mundial e logo diminuiu o ritmo. Vettel também não foi pressionado por Webber e guiou com tranquilidade até receber a bandeira quadriculada e comemorar a vitória e a liderança do Mundial.

GP da Coreia do Sul, classificação após 55 voltas:

1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 55 voltas em 1h36min28s651
2.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 8s231
3.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 13s944
4.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 20s168
5.º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 36s739
6.º - Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 45s301
7.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 54s812
8.º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1min09s589
9.º - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 1min11s787
10.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min19s692
11.º - Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 1min20s062
12.º - Paul Di Resta (ESC/Force India), a 1min24s448
13.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min29s241
14.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1min34s924
15.º - Bruno Senna (BRA/Williams), a 1min36s902
16.º - Vitaly Petrov (RUS/Caterham), a 1 volta
17.º - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), a 1 volta
18.º - Timo Glock (ALE/Marussia), a 1 volta
19.º - Charles Pic (FRA/Marussia), a 2 voltas
20.º - Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 2 voltas

Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/Hispania), 16 voltas, abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 16 voltas, abandono
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1 volta, colisão
Jenson Button (ING/McLaren), 0 volta, colisão

Fonte de Texto e Imagem: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...