sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Secret Spot: Desvendando Rapa Nui, a Ilha de Páscoa

Line-up de Mataveri, o g-land sulamericano. Uma onda fantástica

A 3.700 quilômetros do continente americano, no meio do Oceano Pacífico, a Ilha de Páscoa permanece como um dos lugares mais remotos do mundo. A ilha, considerada um território chileno, faz parte do Triângulo Polinésio, junto com a Nova Zelândia e o Hawaii.

Espalhados por toda a ilha estão os famosos Moai, grandes rochas esculpidas com rostos de antigos reis. Erguidas há mais de 7 séculos, a construção dessas esculturas ainda permanece um mistério.

Além de toda a história e misticismo, a Ilha de Páscoa é também um lugar onde rolam muitas ondas - e bem violentas. Por isso grandes nomes do big surf como Aldemir Calunga e Laird Hamilton já passaram pelo local.


Aleko Stergiou
Alemão se sentiu a vontade nas ondas de Mataveri. O mar estava clássico

Voltando de uma surf trip no Tahiti, o baiano Wilson Nora e Alemão de Maresias desceram em Rapa Nui para conhecer as ondas e tiveram a sorte de encontrar um poderoso swell por toda a ilha. Em Vinapu, um dos picos mais famosos da Ilha de Páscoa, ondas de 20 pés bombavam na bancada de pedra.

Outra onda de destaque é Mataveri, uma longa esquerda com 3 seções de tubo. Todas essas ondas foram registradas pelo fotógrafo Aleko Stergiou em suas passagens pela ilha e você confere na galeria exclusiva.

O nível das ondas exige que o surfista saiba enfrentar condições extremas. Os grandes perigos são os paredões de pedras e o fundo com muitos ouriços. As grandes ondas quebram na beira dos penhascos e algumas vezes até mesmo entrar e sair no mar já pode ser uma grande aventura.

Para chegar ao pico o caminho é sinistro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...