sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Backflip - Do SURF ao FMX, a história da manobra que mudou os esportes de ação

Gabriel Medina girando de ponta cabeça para se tornar o quarto surfista no mundo a dominar o backfli

Nesta semana estampamos em nossas páginas um grande destaque para o backflip de Gabriel Medina em Off The Wall. A manobra conhecida no vocabulário dos esportes de ação é uma das poucas, senão a única, que possui relevância no skate, no surf, no BMX e na Moto. Sem falar dos outros esportes ditos ’radicais.’

Somente este fato já seria uma desculpa e tanto para esta matéria. Mas além disso surgiram outros questionamentos como se o backflip de Medina havia sido mesmo o segundo da história do surf. Conheça a seguir um pouco mais sobre a história dessa manobra. Quer seja em terra ou no mar. Na verdade, é sempre no ar.


SURF

Timmy Curran, ex-competidor profissional, foi o primeiro a acertar o backflip no surf. O flip foi registrado em 2010, veja o filme Tomorrow Today.

A manobra saiu um pouco capotada, fora do eixo vertical perfeito, mesmo assim, vale como a primeira.

Flynn Novack treinou durante 8 anos para completar o movimento que foi devidamente registrado e alardeado, em 2011. O front side backflip foi até rebatizado por ele como “Flynnstone” e muita gente foi levada a acreditar que esse foi o primeiro.

Talvez porque tenha sido estampado na capa da Revista TransWorld Surf, em janeiro de 2012, e seja ele o sujeito que completa com mais consistência a manobra, mesmo que registrada apenas algumas vezes.

Na sequência Matt Meola, de Maui [HWI], vencedor do Innersection’s [prêmio oferecido aos melhores vídeos de manobras insanas], também conseguiu completar a manobra.

Agora Gabriel Medina mandou dois, registrados no Havaí, enquanto as ondas não crescem para as competições do Triple Crown. Seria bacana vê-lo completar o primeiro backflip numa competição. Alguém duvida?


Danny Way passando o Gap na Mega de Indy Backflip

SKATE

O primeiro backflip no skate é atribuído ao skatista canadense Rob “Sluggo” Boyce.

Sluggo estampou a capa da Transworld Skateboarding em maio de 1998 com a manobra.

Responder quem foi o segundo ou o terceiro skatista é uma tarefa mais complicada, mas Danny Way trouxe a manobra de volta a tona em 2006 durante os X Games. O tamanho e a amplitude da Megarrampa foram perfeitos para a manobra.

Allan Mesquita conseguiu colocar a manobra nas skateparks e Bob Burnquist, em 2011, fez sua releitura da manobra voltando um backflip christ air.


O triple backflip de Jed Milson

BMX

É difícil falar uma manobra do BMX que não tenha sido feita pela primeira vez por Mat Hoffman. No dia 25 de fevereiro de 1990, durante uma competição na França, Mat jogou pela primeira vez um backflip. A manobra abriu infinitas possibilidades para o BMX.

10 anos depois, em 2000, Dave Mirra foi o primeiro piloto a acertar um double backflip. O feito aconteceu durante os X Games de San Francisco.

Em 2011 o australiano Jed Mildon adicionou um giro nesta equação. Até hoje ele é o único BMXer a ter um triple backflip registrado.


Dave Mirra escreveu seu capítulo acertando o primeiro double backflip da história do BMX

Se falarmos nas variações, o backflip no BMX atinge proporções que não caberiam aqui neste texto.
MOTO
Ano 2000, nos Gravity Games. O norte-americano Carey Hart rotaciona o primeiro backflip. Hart se projetou a partir de um lançamento de terra, esculpido à pá pelo próprio, com ajuda do BMXer TJ Lavin. 

Naqueles primórdios do FMX, época na qual a própria capacidade evolutiva da modalidade era questionada, Hart chocou o mundo dos esportes de ação com a manobra. Mesmo caindo no pouso, tinha início a maior revolução do freestyle motocross.

Mas a “era backflip” no freestyle motocross começaria definitivamente em 2002, nos X Games. O californiano Mike Metzger incluiu a manobra em sua apresentação na competição Freestyle.
Metzger protagonizou uma das cenas históricas dos X Games, saltando, “flipando”, pousando, e “flipando” no salto seguinte. Daquele momento em diante, o FMX se tornava outro esporte. Qualquer volta com potencial de vitória deveria contar com o flip. 

Em 2006, um misto de tensão e emoção tomou conta dos X Games: Travis Pastrana prometia executar o double backflip. Cumpriu a promessa. Vestindo armadura por debaixo das roupas, Pastrana executou as duas rotações seguidas no ar. Ainda hoje double backflip permanece restrito a Pastrana, Cameron Sinclair, Josh Sheehan e Scott Murray.




FONTE: Aguinaldo Melo, Edinho Leite e José Gaspa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...