sexta-feira, 9 de novembro de 2012

WCT Santa Cruz - Taj Burrow de volta ao topo

Matt Wilkison

O O’Neill Coldwater Classic tornou-se o tipo de evento para derrubar as esperanças de qualquer apostador. Tops caindo pelo 2º round. Viradas inesperadas. Adriano de Souza tomou uma delas, do Wilko, no round de no losers. Na sequência Adriano venceu Kelly de maneira inteligente, para, já nas quartas, perder novamente para Wilkinson. Ainda mais fora do padrão foi ver Joel dançar contra Travis Logie. Acho que a única coisa que não me deixou de sobrancelhas erguidas foi ver o Taj na final.

A final foi mais uma bateria em que os dois atletas tentavam encontrar uma onda que funcionasse como manda a cartilha de Steamer Lane. O swell cruzado deixou muita gente perdida durante todo o evento. Difícil encontrar a boa, declararam, por exemplo, Alejo e Slater. Mas Taj estava em boa sintonia com o mar, desde os primeiros dia de competição. Sua primeira onda na final mostrava sua empolgação e nível de manobras que aplicaria. Tem gente que se diz cansada de assistir o surf dele. Não acho. Ele ainda tem o poder de transformar manobras clássicas em algo mais, além de mandar um belo arsenal de movimentos pós-modernos, tipo aéreos, que ele faz desde o século passado.

Wilko teve em Santa Cruz o seu melhor resultado de 2012

Ao marcar 7.17 logo de cara, Taj sabia que precisava esperar, ao menos até o meio da bateria, por outra do mesmo nível. Essa foi sua tática até aqui. Pegou uma e arriscou um movimento mirabolante. Errou. Wilko veio na de trás e mandou suas rasgadas de back, sem exagero, com competência. A onda era maior, suas pauladas se encaixam com perfeição [7.20]. Invertendo, mantendo a pressão. Taj não alivia em manobra alguma, esse é seu surf [5.93]. Nos últimos segundos, precisando de 5.90, Wilko acerta uma rasgada mais suave, emenda uma bomba e erra na junção.

Os dois aguardam o resultado dentro d’água. Minutos congelados pela tensão e temperatura do mar. A onda do Wilko foi 5.50. Taj vence sua segunda etapa do ano. Confesso, depois da saída de Adriano, estava torcendo para ele. Ele soube escolher as ondas certas. Apenas 4. Foi a história desse evento.

Tenho a estranha sensação. Taj venceu dois eventos esse ano, não está na briga pelo título. Joel está, mas não venceu nenhuma até agora. Slater deve estar ansioso para competir no Hawaii. John John também.

Matt Wilkison

Taj Burrow passou pelo sulafricano Travis Logie

FONTE:  Edinho Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...