quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Praia da Vila, Saquarema

Neco Padaratz, anos de experiência no WCT e surfando com muito estilo

Na coluna Secret Spot desta semana, a matéria é sobre um pico com altas ondas, aqui no Brasil. A Praia da Vila em Saquarema, na região dos Lagos, litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Saquá tem o apelido de capital nacional do surf por conta das ondas poderosas como no Havaí e toda sua história no cenário nacional. É também chamada de Maracanã do surf, onde grandes competições internacionais aconteceram desde os anos 70.

O canto da praia da Vila é praticamente um point break que recebe ondulação de leste e sudeste, quebram ondas pesadas para esquerda e boas ondas para direita em direção ao costão, ao pés da famosa Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Diga-se de passagem, acho que esse é o único cemitério com vista para o mar que conhecemos.

As esquerdas são longas e tubulares

Tanto ali quanto na laje de Itaúna vale a pena se informar com os locais sobre correntezas e outras pegadinhas que podem te deixar na roubada. Nem sempre Marcos Monteiro, local do pico, está por ali para a possibilidade de um resgate.

Na ocasião de um mundial, que rolava na praia de Itaúna, conferi o pico onde rolava um freesurf. E, como quase sempre, havia altas ondas. Toda a região oferece ótima estrutura turística com pousadas e restaurantes. Um lugar calmo, ao menos fora do mar. Meu amigo Edinho Leite observou:

"O lugar tem um astral diferente. Intenso. As ondas são coisa séria, de gente grande. Saquarema cresceu, mas não perdeu aquele astral dos anos 70. Além de Itaúna ter uma das 2 ou 3 esquerdas mais poderosas do Brasil, sustentando com boa formação ondas maiores que 3.5 metros, também dá para encontrar ondas fora do padrão nacional [para melhor] na Vila, no canto e em várias outras bancadas de areia pelo meio da longa praia. Aliás, o final da praia da Vila é moradia de uma onda interessante, enorme. Mas Jaconé fica para outro post, né Aleko?".

Confiram a galeria de fotos com altas ondas deste lugar.

O top do WCT, John John Florence, também sobrevoou as ondas da Vila

A entrada no pico as vezes é traiçoeira e conhecer sobre as correntes é muito importante

Fonte: Aleko Stergiou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...