sábado, 12 de janeiro de 2013

Estruturado e com base mantida, Fluminense busca ampliar conquistas para o cenário continental

Fluminense, de ABel Braga, segue com a base campeã brasileira no ano passado

As conquistas de 2012 consolidaram o Fluminense como uma das grandes potências atuais do país, fazendo o time começar 2013 como um das equipes mais temidas e favorito aos principais títulos. E como em time que está ganhando não se mexe, a diretoria manteve a base do ano passado, não perdeu nenhum titular e ainda contratou alguns reforços. Atual campeão carioca e brasileiro, o Tricolor carioca agora tem um grande objetivo: a Copa Libertadores.

ENTRE 10 E 21 DE JANEIRO O ESPN.COM.BR TRAZ O PERFIL DE CADA UM DOS 12 PRINCIPAIS CLUBES DO PAÍS. AMANHÃ O DESTAQUE É PARA O VASCO, QUE PERDEU PEÇAS IMPORTANTES COMO JUNINHO PERNAMBUCANO, FELIPE E FERNANDO PRASS E REFORMULOU O ELENCO PARA 2013.

Com o dinheiro investido pela parceira Unimed, que paga mais da metade da folha salarial do clube, e a administração do presidente Peter Siemsen, que tenta acertar as finanças do clube, o Fluminense também vem demonstrando força fora do campo. Mais organizado dentro e fora das quatro linhas e com estrelas como Fred e Diego Cavalieri, o time das Laranjeiras tentará nesta temporada ampliar as suas glórias para o cenário continental.

O PONTO-CHAVE: ESTRUTURAÇÃO POLÍTICA E DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

O bom momento do Fluminense nos gramados é reflexo de uma boa administração do clube fora de campo. Desde o início de 2011 na presidência do clube, Peter Siemsen conseguiu organizar politicamente o clube, sofre pouca resistência da oposição e tenta acertar as finanças, apesar das dívidas contraídas por gestões anteriores.

O departamento de futebol também está bem mais estruturado, tendo o diretor executivo Rodrigo Caetano como grande responsável por negociar reforços e contratos com jogadores. Aliada à melhor organização interna do Fluminense está a parceria com a Unimed, fundamental para as recentes conquistas do Flu. A empresa, que tem Celso Barros como presidente e torcedor tricolor fanático, é responsável por pagar mais da metade da folha salarial do futebol, além de investir dinheiro na contratação de atletas.

Fluminense conquistou o título brasileiro de 2012

O TIME

A principal aposta do Fluminense para conquistar mais títulos em 2013 foi a manutenção da base do ano passado. A diretoria conseguiu segurar todos os jogadores titulares nas Laranjeiras, renovou o contrato do técnico Abel Braga e ainda fez contratações pontuais. Chegaram o meia-atacante Rhayner, ex-Náutico, e o lateral direito Wellington Silva, ex-Flamengo, que vai disputar posição com Bruno. OS dirigentes ainda buscam dois reforços, um lateral esquerdo e um meia.

Com um elenco forte, o Fluminense pretende brigar pelo título em todos os torneios que disputar na temporada, mas a prioridade é mesmo a Libertadores. Na busca pelo título inédito para o clube, o técnico Abel Braga confia no entrosamento e na qualidade dos jogadores que foram campeões brasileiros no ano passado, com destaques para Diego Cavalieri, Thiago Neves, Deco e Fred, mas contando com colaboração de jovens atletas vindos das categorias de base.

Abel Braga renovou contrato com o Fluminense

O TÉCNICO

No Fluminense desde 2011, em sua segunda passagem pelo clube como treinador, Abel Braga atualmente é praticamente uma unanimidade nas Laranjeiras, após comandar o time nas conquistas do Carioca e do Brasileiro de 2012. O técnico de 60 anos busca em 2013 levar o Flu ao título da Libertadores, feito que conseguiu com o Internacional em 2006.

O CARA: FRED

Em um elenco recheado por estrelas, o atacante Fred foi quem mais brilhou na última temporada. Artilheiro e campeão do Campeonato Brasileiro, com 20 gols marcados, o jogador de 29 anos voltou a ganhar uma chance na seleção brasileira. Se mantiver a regularidade de 2012 e seguir sem problemas físicos, que o prejudicaram no passado, Fred é a grande esperança do Fluminense na briga pelo título inédito título da Libertadores. Mas se Fred é o cara do Tricolor carioca, o goleiro Diego Cavalieri e os meias Thiago Neves e Deco também não podem ser esquecidos.

Fred foi o artilheiro do Brasileiro de 2012, com 20 gols

O ELENCO

Goleiros: Diego Cavalieri, Ricardo Berna, Kléver e Leanderson
Laterais: Bruno, Wellington Silva e Carlinhos
Zagueiros: Leandro Euzébio, Gum, Digão, Anderson e Elivélton
Volantes: Edinho, Jean, Valencia, Diguinho, Fábio e Rafinha
Meias: Deco, Thiago Neves, Wagner, Rhayner, Higor e Eduardo
Atacantes: Fred, Wellington Nem, Rafael Sobis, Samuel, Matheus Carvalho e Michael

O CALENDÁRIO

Carioca: estreia em 20 de janeiro, contra o Nova Iguaçu, em São Januário; o Fluminense é o atual campeão estadual, ao levar a Taça Guanabara e depois vencer o Botafogo na final do ano passado
Libertadores: estreia em 13 de fevereiro, contra o Caracas, na Venezuela; a equipe nunca conquistou o título dom torneio sul-americano; na última participação, em 2012, caiu nas quartas de final para o Boca Juniors-ARG
Campeonato Brasileiro: a partir de maio; foi campeão da competição no ano passado pela quarta vez na história
Copa do Brasil: oitavas de final no segundo semestre; conquistou o título uma vez, em 2007.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...