sábado, 1 de dezembro de 2012

Cerimônia marca a abertura do Eddie Aikau

Clyde Aikau, mestre da cerimônia no mar

A cerimônia de abertura do 28º Quiksilver In Memory of Eddie Aikau aconteceu ontem, 29 de novembro, às 15h (23h de Brasília), na Baía de Waimea na costa norte de Oahu. 

A família Aikau estava presente ao lado dos 28 convidados, onde figuram novos nomes como John John Florence (HWI - Oahu), Ian Walsh (HWI - Maui), e Alex Gray (EUA -Califórnia). Entre os bigriders há campeões de outras edições do "Eddie" como Kelly Slater (EUA), Greg Long (EUA) e Ross Clarke-Jones (AUS). O único brasileiro entre os convidados é Carlos Burle.

Como sempre o irmão mais novo de Eddie e convidado eterno, Clyde Aikau, participará do evento, que tem sua janela de abertura valendo oficialmente depois da remada ao outside liderada por ele.

O Quiksilver In Memory of Eddie Aikau começa neste sábado, 01 de dezembro, e vai até dia 28 de fevereiro de 2013. O evento necessita de um dia com ondas de qualidade e, no mínimo, 20 pés. Não é sempre que as forças da natureza se alinham para gerar as condições ideais para o “Eddie Aikau” rolar. Até hoje apenas oito edições foram realizadas. O último aconteceu no dia 8 de dezembro de 2009 e foi vencido pelo californiano Greg Long. Waimea Bay tem sido o santuário para os surfistas de ondas gigantes há mais de 60 anos, e a cerimônia traz uma reflexão sobre todos que fizeram e fazem parte desta história.


Surfistas recebendo a bençnao antes de começarem a remar

"Há uma conexão física e espiritual com os outros que surfam em Waimea Bay. Você saber que pode vencer o evento... É uma grande honra. Mas o que acho ainda mais monumental é o sentimento de estarmos juntos, de entrar na água, surfar as maiores ondas do mundo, e saber que se algo der errado, seu parceiro de bateria vai estar ali pra ajuda-lo, porque é disso que se trata o Eddie. Ele deu sua vida para salvar outros, deu sua vida para salvar milhares de pessoas na Baía de Waimea, ajudou pessoas que não conhecia. Então levar isso ao evento, nos leva a um longo caminho", disse Clyde Aikau.

Waimea Bay era a casa de Eddie Aikau longe de casa. Foi lá que ele salvou inúmeras vidas como o primeiro salva-vidas da baía, e surfou as maiores ondas desta época. Um pioneiro de ondas grandes no Havaí, Eddie inspirou gerações destes bigriders, que hoje viajam o mundo atrás das gigantes ondas. É interessante a importância que esse evento mantém, especialmente quando uma grande parte dos surfistas tem voltado seu foco às ondas surfadas na remada.


Kelly Slater foi o campeão do Eddie Aikau em 2001/2002

A janela de espera do Eddie Aikau tem início nesse sábado, dia 1 de dezembro

SOBRE EDDIE AIKAU

Para quem não sabe a história é a seguinte. Eddie Aikau era um jovem no auge de uma carreira dedicada ao surf de ondas grandes e salvar vidas em Waimea. Sua performance nas ondas grandes sempre foi destaque. Muitas vezes seus resultados em competições não foram tão expressivos porque ele ficava preocupado com os outros atletas no mar. Tomado por uma paixão em surfar em ondas gigantes, cuidar de seus semelhantes, defender a sua cultura havaiana e os valores da família, Aikau tornou-se referência no surf mundial. Um projeto que pretendia resgatar parte da cultura e orgulho havaiano faria a travessia entre Hawaii e Tahiti, num barco parecido com o que se supões que os primeiros polinésios chegaram às ilhas havaianas. Em 1978, com apenas 31 anos de idade, Eddie se perdeu no mar durante a viagem no catamarã Hokule'a. Uma forte tempestade capotou o catamarã e Eddie, sai remando em sua gun para buscar ajuda. Nunca mais foi visto. Todos os componentes da equipe do Hokule’a foram resgatados horas depois.

PARA LER:

“Eddie Would Go”, de Stuart Holmes Coleman, foi publicado pela editora Gaia em 2004, no Brasil. Tive o prazer de traduzir esse livro que desvenda muito sobre a história do surf havaiano e seu herói mais cultuado.

CAMPEÕES EDDIE AIKAU:

Denton Miyamura (Hawaii) – inverno de 1985/86
Clyde Aikau (Hawaii) - inverno de 1986/87
Keone Downing (Hawaii) - inverno de 1989/90
Noah Johnson (Hawaii) - inverno de 1998/99
Ross Clarke-Jones (Australia) - inverno de 2000/01
Kelly Slater (Florida) - inverno de 2001/02
Bruce Irons (Hawaii) - inverno de 2004/05
Greg Long (California) - 2009/10




FONTE: EDINHO LEITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...