quinta-feira, 6 de junho de 2013

Justiça boliviana solta sete dos 12 corintianos presos em Oruro



O futuro de parte dos 12 corintianos presos em Oruro, enfim, tomou uma direção. Sete torcedores do clube de Parque São Jorge, encarcerados desde 20 de fevereiro, sob a acusação de participação na morte do jovem Kevin Espada, acabaram soltos no início da noite desta quinta-feira. A informação foi confirmada pela própria Gaviões da Fiel, responsável por contratar um advogado de defesa.
Apesar de soltos, os sete corintianos libertados devem permanecer na Bolívia. De acordo com a defesa, a ideia é retornar ao Brasil com todos os 12 até então presos. Os classificados como inocentes, assim, ficarão por mais algum tempo no país vizinho - a data para o retorno ainda não foi decretada.

A morte de Kevin Espada, caso que resultou na prisão do grupo, ocorreu durante a estreia corintiana na Copa Libertadores de 2013. Na partida contra o local San José - a qual terminou empatada por 1 a 1 -, um artefato disparado da torcida alvinegra, de acordo com a polícia, atingiu o rosto do jovem de 14 anos, que pela primeira vez comparecia ao Estádio Jesús Bermúdez para prestigiar o time do coração.

Depois do ocorrido, um grupo de 12 torcedores acabou detido ainda no estádio sob acusação de cumplicidade e, desde então, permanece em cárcere na Penitenciária San Pedro, em Oruro.

Os outros cinco corintianos seguem presos, apesar da confissão de um menor de idade. H.A.M., de 17 anos à época, assumira para si a responsabilidade pela morte do jovem torcedor. A justiça boliviana não considera o depoimento do confesso autor do disparo do sinalizador que matou Kevin.

Pouco depois da confirmação oficial, o Corinthians divulgou uma nota em seu site sobre o assunto. Na mensagem, o clube de Parque São Jorge comemorou a decisão da Justiça boliviana. O clube também destacou o trabalho para defender os torcedores e garantiu que permanecerá ativo até a libertação dos outros cinco.

Confira a nota oficial do Corinthians:

Nesta quinta-feira (06), o Sport Club Corinthians Paulista recebeu com extrema felicidade a notícia da libertação de sete dos 12 cidadãos brasileiros - e torcedores corinthianos -, que estavam presos na cidade de Oruro, na Bolívia, desde 20 de fevereiro.

Um dia após o triste falecimento do garoto Kelvin Beltrán Espada, em entrevista coletiva concedida no CT Dr. Joaquim Grava, o presidente Mário Gobbi Filho iniciou a defesa dos 12 cidadãos brasileiros, que haviam sido detidos sem prova alguma. Desde então, o Sport Club Corinthians Paulista trabalhou incessantemente, em conjunto com o Governo Federal, para lutar pelos direitos dos seus torcedores.

Ao longo dos mais de 100 dias, o presidente Mário Gobbi Filho e o secretário geral Ronaldo Ximenes viajaram a Brasília-DF para realizar reuniões com José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, e Antônio de Aguiar Patriota, ministro das Relações Exteriores; receberam os familiares dos brasileiros detidos no Parque São Jorge; e mantiveram contatos diários com os dois ministérios citados. Durante o período, o Sport Club Corinthians Paulista também teve o apoio do eterno presidente Andrés Sanchez para reforçar a sua atuação.

FONTA: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...