segunda-feira, 17 de junho de 2013

Com Thiago Silva e David Luiz, chance de o Brasil tomar gol cai pela metade



Se David Luiz e Thiago Silva tivessem feito a dupla de zaga da seleção em todos os jogos nos últimos três anos, o Brasil não seria só o 22º colocado no ranking da Fifa.

O desempenho do time, seja na defesa quanto no aproveitamento, quando a dupla é escalada, o que aconteceu pela primeira vez em agosto de 2010, numa vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos na estreia de Mano Menezes.

De lá para cá, a seleção começou 17 jogos com os dois zagueiros titulares de Felipão na Copa das Confederações. Nessas partidas, o time nacional foi vazado só oito vezes, média de apenas 0,47 por partida.

No mesmo período, foram 24 jogos em que a seleção teve só um de seus zagueiros titulares ou nenhum deles. Nessas partidas, a equipe sofreu 24 gols, média exata de um por jogo, ou mais do que o dobro da marca registrada com David Luiz e Thiago Silva em campo.

Sofrendo menos gols, a seleção foi mais eficiente quando escalou seus zagueiros titulares, com aproveitamento de 76% e apenas duas derrotas. Sem eles ou com só um, a performance cai para 60%, com cinco derrotas.

"Eu e o David encontramos um entrosamento muito legal desde a época do Mano. Só na Copa América que eu joguei com o Lúcio. De lá pra cá, jogamos juntos e a dupla fica bem vista pelo povo", disse Thiago Silva, lembrando um dos raros momentos em que a parceria com David Luiz não aconteceu por motivo de contusão.

Na Copa América da Argentina, Mano Menezes optou por escalar o veterano Lúcio e deixar David Luiz fora da equipe.

Agora, com Felipão, a dupla ganha ares de intocável. "Cada vez mais entendemos a filosofia de trabalho do Felipão. Estamos felizes de não tomar gol", disse David Luiz após a vitória sobre o Japão, no sábado, na estreia da Copa das Confederações.

Com tais números, os dois estão entre os zagueiros mais valorizados do mundo. Chelsea e PSG, atuais clubes de, respectivamente, David Luiz e Thiago Silva, gastaram mais de R$ 150 milhões com os dois.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...