domingo, 2 de junho de 2013

Felipão mostra novo Maracanã a seus 'meninos'


Estádio do Maracanã será reaberto oficialmente neste domingo, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra
Não é só o estádio que é novo.

Na reinauguração do Maracanã, neste domingo, às 16h, Luiz Felipe Scolari aposta num time que, especialmente do meio-campo para frente, terá que provar que idade não é problema para superar a pressão de jogar uma Copa em casa.

Nunca o Brasil conseguiu ser campeão do mundo com um sexteto de meio-campo e ataque tão jovem como o que o treinador deve lançar a campo hoje, contra a Inglaterra.

Na Copa de 2014, o volante Fernando terá 22 anos. Paulinho, seu companheiro de posição, 25. O meia Oscar só 22, assim como Neymar. Lucas será o caçula, com apenas 21 anos. Mesmo os 30 anos de Fred não serão capazes de subir muito a média, que será de 23,6 anos.

Próximo disso só o time campeão do mundo na Suécia, em 1958, quando Vicente Feola teve coragem de lançar Pelé, então com 17 anos. Naquele time, meias e atacantes tinham, em média, 23,8 anos.

Os jovens Oscar, Lucas e Neymar durante treino no Maracanã

Felipão também começa a montar o time para o Mundial com ousadia. Isso depois do Brasil fracassar em 2010, com Dunga, com meias e atacantes veteranos (a média era de 28 anos).

E não é só pela juventude. Ao contrário do que pregam seus críticos, Felipão manda seu time para o ataque. Um dos volantes é o artilheiro Paulinho. Dois meias ofensivos, Oscar e Lucas, e uma dupla de ataque com Neymar e Fred.
O único que não parece titular absoluto é Lucas, que tem a sombra de Hulk, um dos preferidos do treinador da equipe naciona e que pode até começar hoje.

Felipão parece estar gostando de trabalhar com os garotos.
"A relação é bem diferente em relação ao grupo que eu tinha na Copa de 2002. Aquele time tinha jogadores rodados, mais velhos", diz o treinador.
"Esse time tem jogadores com a idade do meu segundo filho. O primeiro é bem mais velho. Algumas vezes preciso agir como pai, o responsável por eles. Outras vezes, por conhecer a vida, tenho uma relação de amizade, de carinho", falou Felipão, que ainda reconhece que os tempos mudaram na relação com os jovens mudou.

Aos 21 anos, o atacante Neymar é a principal estrela da seleção brasileira

"Tenho um contato com eles dentro da realidade atual. Tem tanta coisa nova surgindo e a gente precisa mostrar para eles como evoluir. Eles têm aceito. Converso com eles como faça com meus filhos", afirmou o treinador, que no entanto reconheceu que experiência pode sim ser decisivo.

"Se você tem um jogador que fez cem partridas pela Champions League faz diferença'.

Depois do jogo contra a Inglaterra, o Brasil pega a França no próximo domingo, em Porto Alegre. A estreia na Copa das Confederaçoes aconte no dia 15, em Brasília, contra o Japão.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X INGLATERRA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de junho de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Eduardo Diaz (COL) e Wilson Berrio (COL)


BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo (Filipe Luís); Fernando, Paulinho e Oscar; Lucas (Hulk), Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari


INGLATERRA: Hart, Johnson, Cahill, Jagielka e Ashley Cole; Carrick, Milner e Lampard; Walcott, Rooney e Oxlade-Chamberlain. Técnico Roy Hodgson


Confira a idade de meias e atacantes de cada Copa:


1958
Zito - 25
Didi - 28
Pelé - 17
Garrincha - 24
Vavá - 23
Zagallo - 26
Média - 23,8


1962
Zito - 29
Didi - 32
Amarildo - 22
Garrincha - 28
Vavá - 27
Zagallo - 30
Média - 28


1970
Clodoaldo - 20
Gérson - 29
Rivellino - 24
Pelé - 29
Tostão - 23
Jairzinho - 25
Média - 25


1994
Mauro Silva - 26
Dunga - 30
Mazinho - 28
ZInho - 27
Bebeto - 30
Romário - 28
Média - 28,2


2002
Edmílson* - 25
Gilberto Silva - 25
Kleberson - 22
Rivaldo - 30
Ronaldinho - 22
Ronaldo - 26
Média - 25


* Jogava também como zagueiro


2010
Felipe Melo - 26
Gilberto Silva - 33
Kaká - 28
Elano - 28
Robinho - 26
Luis Fabiano - 29
Média - 28,3


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...