quinta-feira, 25 de julho de 2013

Brasileiro de Surf é a principal atração do Pernambuco Winter Festival


O Pernambuco Winter Festival continua nesta semana apresentando mais oito das dez modalidades esportivas que serão disputadas simultaneamente pelas praias de Ipojuca, no litoral sul do estado.

A principal atração é a etapa com a maior premiação do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional esse ano, 60 mil Reais, únicas que valem 3.000 pontos para o ranking que define o campeão da temporada 2013.

As inscrições terminarm nesta quarta-feira e nesta quinta serão divulgados os confrontos que começam sexta-feira na Praia do Cupe.

No mesmo dia, campeonatos de Kite Surf e Bodyboard serão disputados nas ondas de Maracaípe durante todo o fim de semana, enquanto em Porto de Galinhas acontecem os do Skate, Volei de Praia e Futevolei, além da festiva Corrida de Jangadas no sábado.

O Pernambuco Winter Festival será a segunda etapa do Brasil Tour, divisão principal do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), no estado de Pernambuco esse ano.

A primeira com premiação de R$ 60.000 valendo 3.000 pontos foi em Fernando de Noronha, também realizada pela Associação Nordestina de Surf (ANS), presidida por Geraldo Cavalcante, organizador do evento.

Grandes estrelas do surfe brasileiro e os principais concorrentes ao título vão competir na Praia do Cupe e já estão chegando a Ipojuca para treinar desde o início da semana.

Eles vêm direto do Rio de Janeiro, onde no último domingo foi encerrada uma etapa do mesmo nível de importância do Pernambuco Winter Festival.

O paranaense Jihad Khodr recuperou a ponta da corrida pelo título brasileiro quando passou para a final do Macaé Ecosurf, depois de Alandreson Martins ganhar a semifinal baiana com o ex-líder, Franklin Serpa. Alandreson também bateu o novo número 1 na final e subiu para o oitavo lugar no ranking com os 3.000 pontos da vitória em Macaé.

A disputa pelo caneco de campeão brasileiro está acirrada esse ano, com o líder mudando a cada etapa.

Líder a cada etapa

O niteroiense Bruno Santos largou na frente nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). Ele só participou desta etapa e ficou em primeiro até Jihad Khodr vencer a que abriu o Circuito Nordestino Profissional nas mesmas ondas da Praia do Cupe.

Nas seguintes, o paulista Flavio Nakagima passou à frente na primeira etapa do Circuito Paulista em Ubatuba e o baiano Franklin Serpa assumiu a dianteira na segunda do Circuito Catarinense em Balneário Camboriú.

Em Macaé, a disputa da liderança poderia ser na grande final, mas Serpa parou nas semifinais e Jihad Khodr é o número 1 no ranking das seis etapas computadas, incluindo as dos circuitos regionais que valem metade da pontuação das do Brasil Tour como o Pernambuco Winter Festival.

O paranaense já foi campeão brasileiro no SuperSurf de 2006 e competiu na Praia do Cupe esse ano, saindo de Ipojuca no topo da tabela de classificação pela primeira vez este ano.

A situação agora é inversa, pois Jihad chega para defender a primeira posição e a expectativa é de que o limite de 96 participantes nas etapas do ABRASP Brasil Tour seja preenchido no Pernambuco Winter Festival.

É mais uma chance para os surfistas nordestinos, especialmente os pernambucanos, competirem em casa e aproveitar o fato de conhecer melhor as ondas características desta região do país.

Nordestinos

Além do agora segundo colocado, Franklin Serpa, o também baiano Rudá Carvalho está em quarto lugar, o pernambucano Halley Batista em sexto, o potiguar Alan Jhones em sétimo, seguido pelo baiano Alandreson Martins em oitavo, o cearense Artur Silva em nono, com outro baiano, Bruno Galini, fechando o grupo dos top-10 do ranking da ABRASP.

A maioria deles já conseguiu ótimos resultados na Praia do Cupe, alguns conquistando até vitórias em etapas importantes do Circuito Brasileiro, como Halley Batista e Alan Jhones. Todos vão brigar para que o título do Pernambuco Winter Festival fique em casa, apesar da presença já confirmada de grandes estrelas do surfe nacional.

Esportes para todos os gostos

Na Praia de Maracaípe, mais ao sul de Porto de Galinhas, as atrações serão o Kite Surf e o Bodyboard, duas novidades nas modalidades esportivas desta segunda edição do Pernambuco Winter Festival. O público poderá escolher o seu esporte favorito para assistir em Ipojuca no fim de semana.

Se preferir o surfe, o palco é a Praia do Cupe, onde também terá competição de Slackline e um Lual no sábado à noite com show da banda Black Zion. E para os que gostam de Skate, Volei de Praia e Futevolei, o destino é o centro de Porto de Galinhas, onde estes esportes serão disputados, além da divertida Corrida de Jangadas que acontece no sábado.

As principais modalidades do evento serão transmitidas AO VIVO.

Ranking Brasileiro de Surfe Profissional 2013 – 6 etapas
1.o: Jihad Khodr (PR) – 6.405 pontos
2.o: Franklin Serpa (BA) – 6.345
3.o: Flavio Nakagima (SP) – 5.250
4.o: Rudá Carvalho (BA) – 5.160
5.o: Robson Santos (SP) – 5.040
6.o: Halley Batista (PE) – 4.845
7.o: Alan Jhones (RN) – 4.680
8.o: Alandreson Martins (BA) – 4.635
9.o: Artur Silva (CE) – 4.590
10: Bruno Galini (BA) – 4.425
11: Saulo Junior (SP) – 4.403
12: David do Carmo (SP) – 4.230
13: Diego Rosa (SC) – 4.170
14: Cauê Wood (SC) – 3.668
15: Leonardo Neves (RJ) – 3.540
15: Nathan Brandi (SP) – 3.540
17: Ricardo Ferreira (SP) – 3.495
18: Hizunomê Bettero (SP) – 3.420
19: Odirlei Coutinho (SP) – 3.360
20: Samuel Igo (PB) – 3.270
21: Danilo Costa (RN) – 3.210
22: Renato Galvão (SP) – 3.120
23: Dunga Neto (CE) – 3.000
23: Bruno Santos (RJ) – 3.000
25: Raphael Seixas (PB) – 2.850
26: Cesar Aguiar (PE) – 2.670
27: Luciano Brulher (SP) – 2.550
28: Gustavo Sanches (RN) – 2.520
29: Leandro Bastos (RJ) – 2.460
30: Thiago Guimarães (SP) – 2.400
- mais 61 surfistas pagaram filiação na ABRASP e estão no ranking 2013

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...