sexta-feira, 26 de julho de 2013

Gráficos mostram 'abandono' de Lúcio à defesa do São Paulo; veja



O gol da derrota do São Paulo para o Internacional é o retrato de um problema que o técnico Paulo Autuori ainda não conseguiu erradicar em menos de duas semanas à frente do time.

Aos 13 minutos do primeiro tempo da partida da última quarta-feira, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, Lúcio abandonou a defesa para se aventurar como armador e perdeu a bola no campo de ataque. Jorge Henrique lançou a bola para o lado oposto do campo a Leandro Damião, que aproveitou o espaço deixado na zaga adversária e chutou de longe fazendo o único gol da partida.

"A gente pede para que isso não aconteça. Minha angustia é essa, não poder ir pro campo fazer um tipo de treino que mostre que não se pode perder posição a todo momento ali atrás", disse após o jogo Autuori.

"O Paulo cobra bastante posicionamento, principalmente dos zagueiros. Sabemos que é uma característica do Lúcio, também gosto de sair com a bola. Mas o Paulo pede pra gente ficar mais posicionado. Nossa equipe na parte ofensiva tem bons jogadores que podem definir a partida", acrescentou o zagueiro Rafael Tolói nessa quinta, no CT tricolor.

As investidas ofensivas de Lúcio no São Paulo são bastante recorrentes, como se pode observar através de gráficos do Opta - empresa que contabiliza estatísticas esportivas - das partidas do Campeonato Brasileiro.

Em todos os três compromissos do Tricolor na Série A sob comando de Autuori Lúcio foi o zagueiro em campo que mais partiu para o ataque, com exceção do confronto contra o Inter, quando foi superado pelo companheiro Rafael Tolói.

Veja o posicionamento dos jogadores de São Paulo x Inter no duelo dessa quarta:
Opta
São Paulo e Inter formação tática
Zagueiros e laterais tricolores mais adiantados que os colorados; meio-campo gaúcho mais organizado

Opta
Rafael Tolói e Ronaldo Alves
Rafael Tolói subiu bem mais ao ataque que o zagueiro adversário Ronaldo Alves

Opta
Lúcio e Juan
O mesmo aconteceu no duelo Lúcio x Juan
A situação se repete nas duas partidas anteriores do Brasileirão, nas derrotas por 3 a 0 para o Cruzeiro e por 3 a 2 para o Vitória.
Opta
São Paulo e Cruzeiro formação tática
Lúcio, camisa 3, é o zagueiro mais adiantado 
Opta
São Paulo e Vitória formação tática
Disposição tática de Vitória 3 x 2 São Paulo
Isso não passou a acontecer exclusivamente após a chegada de Paulo Autuori. Lúcio já partia para frente antes da chegada de Autuori, como pode se ver nos gráficos da derrota para o Santos, quando o interino Milton Cruz esteve no banco de reservas são-paulino e no gráfico do empate com o Grêmio, último jogo do ex-técnico Ney Franco no Brasileirão.
Opta
São Paulo e Santos formação tática
Disposição tática de São Paulo 0 x 2 Santos 
Opta
Lúcio e Durval
Posicionamentos de Lúcio e Durval são totalmente distintos
Opta
São Paulo e Grêmio formação tática
Disposição tática de Grêmio 1 x 1 São Paulo
O São Paulo é o 16° colocado do Campeonato Brasileiro, uma posição acima da zona de rebaixamento, com oito pontos ganhos em dez jogos, mais jogos do que todos os seus concorrentes, inclusive que a Ponte Preta, primeiro time na zona da degola, com sete pontos em sete rodadas. A defesa tricolor é a terceira mais vazada da competição, com 14 gols sofridos, ao lado do Criciúma.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...