domingo, 28 de julho de 2013

Remédios para Emagrecer: O que você precisa saber


Qual é a melhor maneira de emagrecer com saúde e qualidade de vida? Dietas, exercícios físicos ou remédios? Quem está acima do peso muitas vezes recorre desesperadamente às dietas que prometem resultado rápido ou às pílulas ditas “milagrosas”, que acabam causando mais prejuízos do que benefícios para a saúde.

De acordo com estudos, a melhor maneira de perder peso é associar uma alimentação equilibrada a prática de exercícios físicos. Os remédios para emagrecer podem ser utilizados em alguns casos, mas sempre com indicação de um profissional.

Saiba um pouco mais sobre os diferentes remédios para emagrecer e conheça alguns mitos e verdades sobre o assunto:

   

 1. Qualquer pessoa pode tomar remédios para emagrecer?

Não são todos os casos que necessitam de medicamento. Só o médico é apto a constatar se o paciente deve ou não recorrer ao uso desses medicamentos, portanto, o ideal é que se procure um bom profissional. Recomendamos sempre associar o tratamento a uma alimentação equilibrada e atividade física.

2. Os remédios podem causar dependência?

Apenas os inibidores do apetite, como o femproporex, dietilpropiona e mazindol podem causar dependência.

3. Precisa realizar uma alimentação equilibrada quando se está tomando remédio para emagrecer?

Mesmo com o uso desses medicamentos, a meta principal do tratamento deve ser a mudança dos hábitos com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas . Mudando-se os hábitos, evita-se o efeito sanfona, além de manter a saúde.

4. Por quanto tempo pode-se tomar um remédio para emagrecer?

Desde que utilizados com acompanhamento médico regrado, recomenda-se sua utilização pelo tempo que se fizer necessário.

5. Quais são as principais diferenças entre os remédios para emagrecer?

Hoje temos à disposição medicamentos com diferentes mecanismos de ação. De uma forma geral, existem medicamentos de ação central que agem inibindo o apetite ou aumentando a saciedade. Existem também os medicamentos de ação local no intestino, os inibidores de absorção de gorduras, que impedem a absorção de +/- 30% da gordura ingerida.

6. Como saber se um remédio é seguro e eficaz?

Só é possível avaliar adequadamente a segurança e a eficácia de um medicamento através de pesquisas clínicas controladas com placebo (pacientes submetidos apenas à dieta). Estas pesquisas permitem avaliar se o medicamento é mais eficaz que o placebo na perda de peso e na melhora dos fatores de risco associados à obesidade, como alterações de colesterol, diabetes e pressão alta.

7. Quais são os efeitos colaterais mais comuns deste tipo de medicamento?

Eles variam conforme o grupo de medicamentos e de pessoa para pessoa. Entre os inibidores do apetite predominam os decorrentes do estímulo do cérebro, como nervosismo e insônia. Entre os estimulantes da saciedade são mais frequentes a boca seca, a constipação intestinal e a insônia. Já os inibidores de absorção das gorduras, quando não associados a um plano alimentar equilibrado, podem causar diarreia.

   

 Conheça os riscos e benefícios dos principais remédios para emagrecer

Tipo de medicamento, como ele age e seus efeitos colaterais

1. Anorexígenos (Femproporex, Anfepramona e Mazindol).

Substâncias que atuam no cérebro como inibidores de apetite.

Incluem desde taquicardia, boca seca, insônia, ansiedade e depressão. Uma complicação menos freqüente e mais grave é a dependência, em geral associada a uma má utilização. Pacientes com problemas psiquiátricos não devem utilizá-los.

2. Sacietógenos (Sibutramina e Rimonabanto)

Também atuam no cérebro, reduzindo a ingestão alimentar sem inibir a fome. O paciente se satisfaz com menores quantidades de alimento.

A sibutramina tem como efeitos colaterais mais freqüentes a boca seca, a constipação intestinal, a insônia e a taquicardia. Já o rimonabanto pode provocar náuseas, tonteira, diarreia, ansiedade e insônia.

3. Inibidores da absorção de gordura (Orlistate)

O único representante desta classe é o Orlistate, mais conhecido como Xenical, que atua apenas no intestino bloqueando parte da gordura ingerida.

Efeitos colaterais de natureza gastrintestinais.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...