domingo, 21 de julho de 2013

AUSTRALIANOS CRIAM ROUPA ANTI-TUBARÃO

Australianos criam roupa anti-tubarão

O que fazer se algumas das melhores ondas do mundo quebram em lugares com o maior número de registros de ataques de tubarões, como os litorais da Austrália, Califórnia e da África do Sul.

Para dar um jeito nisso uma empresa australiana trabalhou em produtos que prometem ser capazes de manter os temidos animais afastados dos surfistas. As roupas de borracha foram desenvolvidas em dois diferentes modelos desenvolvidos pela Shark Attack Mitigation Systems (SAMS) em parceria com o Oceans Institute at the University of Western Australia.

A proposta da roupa é dificultar a visualização do surfista que os veste pelos tubarões. Enquanto um dos modelos, chamado de “Elide”, cria um efeito camuflado que o torna praticamente invisível para os tubarões (que só conseguem enxergar em preto e branco), outro, chamado de Diverter, faz com que os surfistas não aparentem ser um objeto de interesse do animal, fazendo com que ele se mantenha distante.

Ainda que não tenha 100% de comprovação da sua real funcionalidade, os cientistas apostam na visão, o principal sentido utilizado pelos tubarões para localizar suas presas. “Ainda que tubarões usem diferentes sentidos para localizar uma presa, é sabido que a visão comanda o ataque em seu estágio final. Ao interferir nessa percepção visual, um ataque pode ser evitado ou ao menos postergado, dando tempo para que a potencial vítima saia da água”, informa o website da Shark Attack Mitigation Systems.

Patenteada, a tecnologia pode ser aplicada em adesivos para serem colados em pranchas de surfe, cápsulas para mergulhadores e outros produtos para esportes aquáticos. O preço das roupas anti-tubarão da Radiator começam em R$ 900. Aqui no Brasil o assunto é tratado apenas como uma novidade de mercado, mas acredito que em países com a África do Sul e Austrália não custa tentar a tecnologia e de fato saberemos com os “testes práticos” do dia a dia se elas funcionam mesmo ou não.

Confira mais sobre esse projeto no vídeo abaixo
:


FONTE:GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...