quarta-feira, 10 de julho de 2013

North Shore, onde tudo começou

Aloha amigos,

Como para qualquer surfista o Hawaii é um lugar especial, ainda mais quando falamos sobre o North Shore, por isso essa semana gostaria de apresentar a vocês o livro “The North Shore of O’ahu” escrito por Joseph Kennedy, um arqueólogo e escritor que viveu na ilha por mais de 30 anos. O livro conta com várias imagens antigas com comentários que ilustram e ao mesmo tempo narra os fatos históricos da época.

Para quem pensou que o surf era o único assunto no livro se enganou, a rica cultura havaiana com idioma, religião e histórias próprias são temas importantes desse acervo. Elas farão de você um verdadeiro especialista sobre o Hawaii e a população local com o foco sempre na região norte da ilha.



O escritor e arqueólogo Joseph kennedy prestigia seus leitores numa sessão de autógrafos. Foto: Divulgação.

O início

O North Shore é um lugar marcado por diferentes épocas relacionadas aos seus habitantes, cada uma com sua diferença, como cada onda possui a sua. Ao longo da história do Havaí o North Shore sempre foi considerado um lugar especial na ilha, mesmo antes do surf. Para entender melhor esse local é fundamental compreender a vida dos primeiros habitantes, que chegaram à região por volta de 1000 anos antes do descobrimento do arquipélago pelo Capitão James Cook em 1779.

Os arqueólogos não sabem exatamente quando foi o primeiro passo dado na ilha ou quando foi a primeira casa construída. A única certeza é que foram os polinésios com tradicionais canoas de casco duplo. Eles vieram do sul, provavelmente vindos das Ilhas Marquesas, Taiti, Ilhas Cook, e outros lugares próximos. Todos guiados por estrelas e não foi pelo acaso, lendas do paraíso já eram conhecidas por esses desbravadores.

A cultura

A adaptação ao novo lar foi rápida e logo novas embarcações chegaram. A residência da população local foi usada como referência para descobrir o número de habitantes e também o estilo de vida na época. Em 1700, todos os havaianos moravam em grandes casas feitas de pedra e palha chamadas de “ahupua’a” na língua nativa. As casas eram separadas de acordo com o uso delas, uma casa era usada apenas para se alimentar outra para dormir, outra para cozinhar, os homens dormiam separados das mulheres e assim era o modo de vida na época.


Uma das primeiras fotos tiradas no Havaí mostrava o modo de se vestir e a casa dos nativos. Foto: BNPS

Segundo os historiadores existiam 25 dessas casas, cada uma separada por áreas e distritos com etnias diferentes. Em cada um desses distritos viviam cerca de 500 pessoas, ou seja, eram mais de 10 mil habitantes na ilha.

Tempos depois da chegada do homem branco, em 1850, a população havaiana foi quase dizimada chegando a 5 mil nativos, tudo por conta das doenças que vieram coma chegada dos estrangeiros. Além de perder metade da população, os nativos perderam o controle de suas terras, junto com elas viram seus templos, chamados de “heiau”, serem demolidos e no lugar a primeira igreja católica foi fundada na ilha.

O plantio

A grande quantidade de nutrientes do rico solo formado por erupções vulcânicas tornou o North Shore famoso por suas plantações de cana de açúcar, abacaxi e também pela pecuária local. O que atraiu milhares de imigrantes de todas as partes do mundo. Foi no North Shore que ocorreu a miscigenação com japoneses, chineses, portugueses, americanos entre outros, por isso ao chegar na ilha nos deparamos com uma população de diferentes etnias que moldaram uma sociedade rural.



A plantação de abacaxi na Ilha era uma das atividades que atraiam imigrantes ao Havaí. Foto: Divulgação.

O surf

Foram os polinésios que inventaram o surf, graças as suas tradicionais canoas, mas foi pelos havaianos que o esporte foi desenvolvido. Com o final da Segunda Guerra Mundial a movimentação na ilha diminuiu, o clima tenso passou. Finalmente crianças puderam brincar com tranquilidade nas ruas e é claro o surf voltou a ser praticado.



Em 1905, os irmão Kahanamoku fundaram o primeiro surf club chamado de Hui Nalu em Waikiki, revitalizando o antigo e tradicional esporte. Foto: Bishop Museum Archive.

Algo aconteceu na Califórnia, em 1950, que o surf virou moda por lá, o que refletiu no Havaí devido à qualidade e tamanho das ondas. Novas tecnologias na arte de fabricar pranchas foram implementadas e desde então o surf tem sido um dos esportes que mais evoluíram no mundo. A capital do surf foi escolhida e não poderia ter sido em outro lugar a não ser o Hawaii.



Canoa Polinésia foi usada para atravessar o Oceano Pacífico do sul ao norte e assim surgiram os primeiros nativos no Havaí. Foto: Hawaii State Archives.

Atualmente não há mais templos, a plantação de açúcar se foi, a antiga cultura havaiana ficou na memória dos descendentes e o que restou foram as ondas e o surf. Ainda é possível ver imagens e informações dessa cultura graças ao acervo do Hawaii State Archives e é claro através de livros como o “The North Shore of O’ahu” do qual eu recomendo para todos, com apenas uma observação, o livro é escrito em inglês. Leia e aprecie com moderação.

Aloha,

FONTE: Rico de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...