segunda-feira, 15 de julho de 2013

Paulista Amador - Surf Attack tem início na terça e quarta-feira em Santos


O mais tradicional campeonato de surf para as categorias de base no país tem início nesta terça-feira e quarta-feira (16 e 17), no Quebra-Praia, na Praia do José Menino, em Santos.

Válido pelo circuito paulista para atletas com até 18 anos de idade, o Surf Attack será disputado nas categorias júnior (até 18 anos), mirim (limite de 16 anos), iniciante (no máximo 14 anos), estreante (12 anos para baixo) e petit (sub10).

Em ação, 147 surfistas de todo o litoral paulista e também de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Como estamos no período de férias escolares e as previsões apontam para boa ondulação para terça e quarta-feira, decidimos por essa data para privilegiar a molecada. Esse é o mais importante campeonato de base do país e a ideia é sempre oferecer as melhores condições possíveis”, afirma o presidente da Federação Paulista de Surf, Sílvio da Silva, o Silvério, à frente do campeonato desde a sua criação, em 1988.

Ao seu lado, desde o início, o diretor técnico do evento e também do Circuito Brasileiro e do ISA World Games, Marcos Bukão, que destaca o valor e a influência da competição.

“Não diria só no cenário brasileiro, mas mundial. Se olharmos dentro do WT, a elite mundial, todos os atleta que disputam o Circuito, em algum momento da carreira, passaram pelas etapas do Surf Attack. É uma grande escola, sem dúvida o principal campeonato de base competitiva do Brasil”, afirma Bukão.

E é fácil exemplificar, até quantificar o Surf Attack. A nova geração, apelidada de Braziliam Storm, foi formada neste Circuito, começando por Adriano de Souza, depois Alejo Muniz, Gabriel Medina, Miguel Pupo e Filipe Toledo, todos com títulos.

Antes deles, Raoni Monteiro, ilustre convidado, fazia história nas ondas paulistas. “Se o Surf Attack terminasse hoje, só em função de Adriano de Souza, Medina, Miguel, Filipinho, já seria um marco”, comenta Bukão, com toda a sua vivência e expertise nos campeonatos.

“O Surf Attack se tornou parte da formação de atletas que querem voos mais altos. Temos um limite para atletas de outros estados e uma infinidade de pedidos de vagas”, relata o diretor do evento, ressaltando que existe uma percepção nacional dos atletas dos 14 aos 16 anos, quando “explodem”, precisam passar pelo Circuito. “É como se fosse um estágio”, diz.

Criado em 1988, o Circuito Paulista começou com as categorias júnior e mirim e depois foi ganhando “corpo” até chegar ao formato atual.

Circuito terá 4 etapas este ano

O Surf Attack terá quatro etapas. Depois de Santos, os surfistas surfarão na Praia de Pitangueiras, junto ao Canto do Maluf, em Guarujá, nos dias 17 e 18 de agosto, na Praia da Baleia (Canto Mágico), em São Sebastião, dias 14 e 15 de setembro, e a final na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, nos dias 9 e 10 de novembro.

“Este ano estamos começando por Santos, com a expectativa de que uma nova geração vai começar a surgir”, fala Silvério.

Na etapa santista, dos talentos locais, destaque para Matheus Dutra e Vinicius Parra. O primeiro competindo na júnior e o segundo na estreante e iniciante. “A expectativa é sempre a melhor, principalmente por competir em casa. Espero aplicar nas baterias tudo o que venho treinando diariamente”, diz Matheus, de 17 anos, sabendo que tem um ponto a mais que os concorrentes nesta etapa.

“A chance de eu me familiarizar com as condições mais facilmente que os outros é muito grande, pelo falto de treinar desde pequeno nesse mar de Santos”, explica.

Entre os nomes favoritos, quem se destaca é Victor Bernardo, novo campeão brasileiro pro júnior, da vizinha Guarujá, competindo nas categorias mirim e júnior. Da mesma cidade, outros nomes chegam forte Gabriel André, na júnior, Vitor Mendes, Leonardo Guimarães e Herbert Moreno, na mirim, e Eduardo Motta, na estreante. De Ubatuba, atenção para Wesley Dantas, na mirim e júnior, Diego Aguiar e Danilo Villas Boas, na petit.

Na lista de cotados, o atual campeão júnior, Marcos Corrêa, de Praia Grande, Igor Moraes, na mirim e júnior, e Samuel Pupo, atual campeão estreante e agora na iniciante (ambos de São Sebastião), e Jaws Maffessoni, de Peruíbe, na petit.

A etapa tem início às 8h, com a primeira fase da júnior, que terá na sequência mais duas disputas, definindo os semifinalistas. Também entram no mar na terça-feira, os atletas da mirim e da iniciante. Na quarta-feira, a competição recomeça às 8h, com a iniciante. As semifinais serão realizadas das 11 às 13h30, quando entram no mar as finais, com término previsto para 15h10.

AO VIVO

Todas as disputas serão transmitidas AO VIVO pela internet, com imagens das ondas surfadas, locução direta do palanque, notas dos juízes e os internautas podendo interagir, com mensagens de texto.

FONTE: Fábio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...