domingo, 5 de maio de 2013

Com gol de Rafael Marques, Botafogo vence o Fluminense, conquista a Taça Rio e o 20º título carioca


Capitão Jéfferson ergue a taça de campeão do Botafogo

De forma incontestável, o Botafogo conquistou os dois turnos do Campeonato Carioca de 2013 e sagrou-se campeão estadual pela 20ª vez na história. Com um gol do atacante Rafael Marques, o time alvinegro venceu o Fluminense, por 1 a 0, neste domingo, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e levou o título da Taça Rio. Como já havia vencido a Taça Guanabara, a equipe pôde garantir o troféu por antecipação.

Com a base mantida em relação ao ano passado, contando com a entrada importante de jovens das categorias de base e tendo o meia holandês Seedorf como principal estrela, o Botafogo mostrou um desempenho sólido e regular durante a competição. Comandante da equipe, o técnico Oswaldo de Oliveira ganhou pela primeira vez na carreira o título carioca.

No duelo deste domingo, o primeiro tempo mostrou duas equipes brigando bastante pela bola no meio-campo e foram poucas as chances de gol. Aos 40 minutos, no entanto, Rafael Marques balançou as redes. Com isso, na segunda etapa o Alvinegro teve mais tranquilidade para administrar a vantagem, impedir as ações ofensivas do Fluminense e comemorar o título em Volta Redonda.

Campeão este ano depois de superar os grandes rivais e vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, o Botafogo somou 12 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 16 jogos disputados. O Alvinegro, porém, ainda está atrás dos principais concorrentes do Rio de Janeiros em número de títulos estaduais. São 20 troféus do clube alvinegro (1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997, 2006, 2010 e 2013), contra 32 do Flamengo, 31 do Fluminense e 22 do Vasco.

O Botafogo volta a campo apenas no dia 15 de maio, contra o CRB, em casa, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Já o Fluminense recebe o Emelec, em São Januário, nesta quarta-feira, precisando vencer para avançar às quartas de final da Libertadores.

Rafael Marques comemora o gol do título do Botafogo

O jogo - Com a forma máxima à disposição, o técnico Oswaldo Oliveira não teve problemas para armar o Botafogo, escalando o trio ofensivo com Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques. Do outro lado, foi cogitado que o Fluminense escalasse os reservas para priorizar a Libertadores, mas Abel Braga poupou apenas Gum e Rafael Sobis, tendo Digão e Thiago Neves como novidades entre os titulares em relação ao último jogo. Fred, que ainda precisa melhorar o condicionamento físico após se recuperar de lesão, e Deco, flagrado no exame antidoping, também foram desfalques.
Em maior número no Raulino de Oliveira e mais confiante no título, a torcida botafoguense fez mais barulho no início do jogo, mas, dentro de campo, foi o Fluminense que teve maior posse de bola e ocupou mais o campo ofensivo. Chances de gol, no entanto, foram poucas para ambos os lados. O confronto, aliás, começou bastante nervoso, com entradas duras e discussões entre os jogadores, e o jogo travado no meio-campo. Os tricolores Thiago Neves, por puxar a cabeça de Marcelo Mattos, e Wellington Nem, que acertou o cotovelo também em Mattos, receberam cartão amarelo. O alvinegro Gabriel também levou o amarelo por falta mais forte.

Precisando da vitória para levar a definição do título estadual para mais dois jogos finais, o Fluminense tentava pressionar, mas tinha dificuldades para encontrar espaços. Mesmo assim, o goleiro Jefferson precisou trabalhar bem duas vezes, em um chute de Rhayner e quase em um gol contra de Bolívar. Aos poucos, porém, o Botafogo também, conseguiu chegar mais à frente, tocando a bola e contando, principalmente, com a criatividade de Lodeiro. O meia uruguaio, em uma cobrança de falta direta para o gol, foi quem exigiu a primeira boa defesa de Diego Cavalieri. O time alvinegro ainda chegou a balançar as redes com Rafael Marques, mas a arbitragem acertadamente apontou impedimento e anulou.

Mas, aos 40 minutos,.após chute de longe de Lucas, a bola desviou na zaga e sobrou para o centroavante Rafael Marques, que finalizou para abrir o placar para o Botafogo: 1 a 0.

No segundo tempo, com a vantagem no marcador e podendo até empatar para ser campeão, o Botafogo soube controlar o jogo bem, tocando a bola com paciência, sem deixar o Fluminense exercer a pressão de gostaria. Logo no início, o Alvinegro ainda teve outro gol anulado, já que Bolívar estava em posição ilegal no lance.

Oswaldo de Oliveira abraça Seedorf após o título carioca do Botafogo

Mais no desespero do que na organização, o Tricolor conseguiu levar algum perigo na busca por reverter a situação, mas Jefferson impediu gols de Thiago Neves e Leandro Euzébio. Em jogadas rápidas de contragolpes, o Botafogo também teve chances, mas Cavalieri espalmou chute de Seedorf, e Rafael Marques e Lodeiro erraram o alvo.

Seedorf ainda teve grande chance de deixar a sua marca e fazer o segundo gol alvinegro na partida, depois de Digão derrubar Bolívar na área, e o árbitro marcar pênalti. Mas o holandês acabou desperdiçando a oportunidade ao acertar o travessão.

O erro, no entanto, não diminuiu a festa alvinegra nas arquibancadas. Antes dos 40 minutos, a torcida botafoguense já soltava o grito de 'campeão', e os jogadores esperaram o tempo passar para que a comemoração fosse completa. De forma incontestável, o Botafogo conquistou o 20º título carioca de sua história.


FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...