quinta-feira, 30 de maio de 2013

ECOSSISTEMA – O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL NO SURF

Ecossistema – O impacto do aquecimento global no surf

Aqui se faz, aqui se paga. Simples assim. Muitas vezes as pessoas se esquecem da velha lei da física que dizia: “para toda ação, há uma reação”. E muitas vezes quem nada tem a ver com o problema acaba pagando o pato, afinal, se a lei da ação e reação vale para tudo na vida e com o surf não vai ser diferente.

Estudos realizados pela revista Nature Climate Change diz que uma das reações do mundo contra tanto maltrato do ser humano que geram as tão conhecidas mudanças climáticas globais, será o impacto direto nas ondas, de forma negativa em quase toda parte do planeta.

O estudo afirma que que as ondas podem diminuir até 25% em altura, além de baixar sua frequência em 10% no oceano Atlântico e 5% no Pacífico. Quem sofrerá mais com isso serão os beachbreaks, ou seja, 90% da costa brasileira ou mais sentirá diretamente esse impacto.
Quem quiser procurar ondas maiores do que as de hoje terá que ir cada vez mais longe, como em regiões próximas a Antártica, aonde acredita-se que a formação das ondas deverá ser maior em 7%.

Agora fica a critério de um saber o que fazer quanto a isso. É complicado exigir uma mudança quando se trata de uma questão universal, aonde temos empresas degradando diariamente o meio-ambiente, cortando o pouco verde que nos resta e pensando unicamente nos próprios umbigos. Para nós do surf, essa questão ambiental é pensada diariamente, partindo de praias mais limpas até o combate e protesto à vazamentos de óleo, destruição da cadeia alimentar e outros fatores que prejudicam o ecossistema como um todo.

Todo mundo colhe aquilo que planta. Faça sua parte e a lei da ação e reação jogará ao seu favor.

Até o próximo post. Com notícias melhores do que esta, esperamos.

Fonte: FastCo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...