sábado, 18 de maio de 2013

No Real Madrid, José Mourinho não é mais 'Special One'



José Mourinho se tornou uma das pessoas mais famosas do futebol europeu nos últimos dez anos. Muito por conta de seu perfil polêmicas, mas, sobretudo, pelos sucessos alcançados pelos clubes que passou. Por conta das duas características, o português se auto apelidou de “Special One”, (O Especial). Porém, no Real Madrid, este apelido já não faz tanto sentido.

Depois de breves passagens por Benfica e União de Leiria, o treinador teria seu primeiro grande trabalho na carreira com o Porto. Em duas temporadas, venceu dois Portugueses, uma Taça de Portugal, uma Copa da Uefa (atual Liga Europa) e uma Champions League. Assim, Mourinho deu seu cartão de visitas ao Velho Continente e mostrou que era diferenciado em sua profissão.

O sucesso em Portugal o levou à Inglaterra, onde teria uma missão importante no novo rico Chelsea. O ambicioso dono do clube, Roman Abramovich, queria muitos títulos, sobretudo o da Champions. Assim, ninguém melhor do que o português para o cargo.

Com os holofotes, o perfil polêmico de Mourinho ficou ainda mais evidente, assim como a sua competência. Bicampeão inglês, ele fez o time chegar ao topo na liga nacional pela primeira vez em 50 anos. Além disso, ainda faturou uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa e duas Copas da Liga Inglesa. Neste contexto, nasceu o apelido “Special One”.

Porém, após um início de temporada ruim em 2007, o comandante acabou demitido. Em 2008, assumiria a Inter de Milão e, logo na primeira decisão, faturou a Supercopa da Itália. Ao todo, foram dois anos no clube, nos quais o técnico também ganhou dois Italianos e uma Copa da Itália. Além disso, Mourinho conquistou a Champions League novamente com uma das equipes menos cotadas ao título.

No ápice, o técnico acertou com o Real Madrid. Clube badalado, de muita expressão e recheado de polêmicas, era o lugar perfeito para o “Special One” ser o “Special One”. Porém, é justamente na capital espanhola onde ele faz um trabalho apenas comum.

Se no Chelsea se destacou por transforma-lo em um time de primeira linha, e no Porto e na Inter de Milão, se superou com as inesperadas conquistas da Champions, Mourinho, dessa vez, tem no título do Espanhol da temporada passada o seu grande feito. Além disso, faturou uma Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, esta que foi a única taça em 2012/13.

Mourinho foi expulso pelo árbitro da partida por reclamação

As conquistas do português no Real não vão tão além do Espanhol - conquistado na temporada em que Fabio Capello comandou o clube pela segunda vez -, ou da liga e da Supercopa - vencidas por Bernd Schuster em um ano e meio que o alemão ficou no cargo.

Em clima ruim com a torcida após tirar o capitão Iker Casillas dos titulares, Mourinho viu sua frustração mais recente nesta sexta-feira com a derrota por 2 a 1, na prorrogação, para o Atlético de Madri na final da Copa do Rei. O treinador viu o fim do jogo do vestiário, já que acabou expulso durante a partida. Isto reflete que, no Real, o “Special One” é mais polêmico do que vencedor.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...