terça-feira, 21 de maio de 2013

Torcida do Borussia prepara 'homenagem', e chanceler alemã evita presidente do Bayern



A disputa entre as torcidas de Borussia Dortmund e Bayern de Munique, na decisão da Champions League, no sábado, não ficará apenas no aspecto esportivo. Ela atingirá um dos pontos fracos da história recente do Bayern - os problemas fiscais do presidente do clube Uli Hoeness, acusado de sonegação de impostos. 

Hoeness, um dos artífices do crescimento do Bayern nos últimos anos, será alvo da torcida adversária no duelo de Wembley, repetindo o que já aconteceu em partidas do Campeonato Alemão.

A torcida do Borussia Dortmund, que deve pintar metade do estádio de amarelo, planeja faz uma espécie de sátira musical contra o cartola. No refrão da música, surgirá uma frase do tipo "Fique de pé se você pagou seus impostos"; e, neste momento, a torcida do Borussia vai se levantar nas arquibancadas.

As manifestações contra Hoeness já aconteceram em outras partidas da equipe de Dortmund. Umas das faixas mostradas pela torcida tinha os dizeres: "Mercado de transferêcias: Hoeness vai para a cadeia por 6 milhões", referindo-se à quantia que ele teria sonegado.

Outra manifestação que ganhou espaço na mídia foi uma bandeira da torcida do Borussia com a imagem de uma mão com um dedo médio em riste e a frase "Melhor ser amarelo e preto do que ter dinheiro sujo".

A presença de Hoeness na decisão chegou a ser colocada em xeque quando as denúncias surgiram. Entretanto, a quatro dias da partida, o presidente do Bayern é aguardado em Wembley.

Mal estar - A situação de Hoeness na Alemanha é tão complicada que atingiu, mesmo de forma indireta, até a chanceler do país, Angela Merkel. Ela foi advertida por assessores para não ir ao estádio, mas decidiu prestigiar a partida.

Entretanto, Merkel tomará o cuidado - segundo informações da mídia alemã - de não se sentar em uma posição na qual possa ser fotografada ao lado de Hoeness. Os dois tinham boa relação antes de surgirem as informações a respeito dos crimes fiscais do dirigente do Bayern.

De acordo com jornalistas alemães, a primeira-ministra teme ter sua imagem associada a Hoeness; sobretudo porque qualquer proximidade entre ambos poderia ter influência nas eleições da Alemanha, em setembro.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...