sábado, 4 de maio de 2013

Contraprova do antidoping dá positivo, e Deco pode ser suspenso por até dois anos



O resultado da contraprova do exame antidoping de Deco foi divulgado nesta sexta-feira, e o teste deu novamente positivo. O meia do Fluminense foi flagrado após a vitória sobre o Boavista, por 2 a 0, no dia 30 de março, pela Taça Rio, pelo uso da substância furosemida, encontrada em vitaminas que o jogador faz o uso e compra em uma farmácia de manipulação.

Deco deve ser suspenso preventivamente por 30 dias pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), mas a confirmação deve acontecer apenas na segunda-feira. Com isso, ele até teria condições de atuar na final da aça Rio, neste domingo, contra o Botafogo, mas esta possibilidade está descartada pela diretoria tricolor.

O meia de 35 anos poderá pegar um gancho de até dois anos, se o doping for confirmado e caso a pena máxima seja aplicada. O caso será analisado pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva). A contraprova foi feita pelo laboratório Ladetec, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Logo depois do resultado, o Fluminense se manifestou através de um comunicado em seu site oficial da internet, explicando que Deco preferiu não usar o departamento jurídico do clube para se defender.

"Em nota à imprensa, o atleta Deco comunicou que, após o resultado positivo da contraprova de suspeita de doping, contratou para defendê-lo um escritório que não presta serviços ao seu clube. Desde o primeiro momento em que conheceu a ocorrência, o Fluminense colocou à disposição do atleta os serviços dos escritórios contratados pelo clube, que atuam há muitos anos no campo do Direito Desportivo Nacional e Internacional, com sucesso comprovado. Atento aos seus interesses, o Fluminense continuará a acompanhar o caso através dos seus advogados, sem prejuízo ao desejo do atleta de contar com uma atuação independente", disse o clube, em nota oficial.

Logo que o caso de doping foi divulgado, na última terça-feira, Deco entrou em contato com os seus advogados e está estudando quais medidas legais vai tomar contra a empresa que manipula o medicamento. Na ocasião, o meia divulgou uma nota se defendendo.

"Sempre tomei vitamina e jamais fiz uso de algo ilícito. São 18 anos de carreira e 15 anos na Europa sem qualquer problema", disse Deco.

Furosemida é a mesma substância encontrada nos casos de doping do nadador Cesar Cielo e da ginasta Daiane do Santos. Há duas semanas, o meia Carlos Alberto, do Vasco, também foi pego no antidoping com o mesmo produto.

Encontrada em alguns medicamentos, a furosemida é um diurético, que, não aumenta o rendimento desportivo dos atletas, mas pode esconder o consumo de outras substâncias dopantes.


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...