segunda-feira, 6 de maio de 2013

Shaper Leo Tavares comenta a diminuição no tamanho das pranchas


Um shaper nunca para de aprender. As tendências estão indo e vindo a todo o momento e eu como shaper tenho que estar sempre buscando uma ideia para as pranchas, muitas vezes puxando lá do fundo do baú e dando uma aprimorada.

Isso sempre vai acontecer e é por isso que eu digo: quando você acha que sabe tudo, é quando cai do cavalo e percebe que sabe muito pouco e que ainda tem muito a aprender. Sempre vai ter uma prancha ou uma pessoa para te ensinar algo novo.

Durante minha última viagem, quando fui para o Peru, estive pensando como o Kelly Slater consegue manter seu surf em alta performance com a idade que tem. Claro que ele é um fenômeno, mas cá para nós, ele é humano, não é? Eu acho que sim...

Acredito que além de grande surfista e muito inteligente, ele soube adequar seus modelos de prancha para lhe dar mais longevidade no surf, sem perder toda sua performance.

Slater diminuiu bastante o tamanho das pranchas, porém manteve sempre o volume para não perder a remada. Além disso, adequou curvas de fundo, concaves e colocação de quilhas para deixar uma prancha menor muito manobrável, veloz e segura ao mesmo tempo.

Então está aí a combinação perfeita: ter menos tamanho de prancha e não ter muita área de bico sobrando. Assim fica mais fácil de virar, além de ir e voltar rapidamente onde você quer na onda.

Repetindo mais uma vez: tudo isso sem perder a explosão da remada, nem a velocidade, nem o controle da prancha.

Tenho que admitir que ele está no caminho certo. Hoje tenho 39 anos, surfo de 5’4” ou 5’6” no dia a dia e estou amarradão dando minhas batidinhas.

Fotos das Pranchas








FONTE: Leo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...