sábado, 4 de maio de 2013

WCT Rio - Mulheres também duelam nas ondas cariocas


A etapa feminina do ASP World Tour no Rio de Janeiro será realizada entre os dias 08 e 14 de maio, no início do período do Rio Pro, que tem até o dia 19 para ser encerrado na capital carioca.

O palco principal da etapa brasileira do WCT, apresentada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela RIOTUR, será novamente instalado no Postinho da Barra da Tijuca, com a Praia do Arpoador, permanecendo como alternativa se apresentar melhores ondas.

No Rio de Janeiro as meninas entram na reta final da corrida pelo título mundial no ASP Womens Tour 2013. Depois do Girls Rio Pro, existe só mais uma prova na França e a última nos Estados Unidos, ambas marcadas para o mês de julho.

A havaiana Carissa Moore, 20 anos, que venceu a etapa brasileira e o título mundial em 2011, conquistou duas vitórias consecutivas na Austrália e está na frente, mas é seguida de perto pela australiana Tyler Wright, 19, que perdeu as finais para ela em Margaret River e em Bells Beach.

Além das duas, apenas mais três têm chances de brigar pela liderança do ranking na etapa brasileira: a norte-americana Courtney Conlogue, 20 anos, e as australianas Sally Fitzgibbons, 22, e Stephanie Gilmore, 25.

Conlogue assumiu o terceiro lugar com a vitória na Nova Zelândia, última parada da elite feminina antes do Brasil. Fitzgibbons defende o título de campeã da etapa do Rio de Janeiro. E Gilmore é a defensora do título mundial, sendo a que mais precisa de um bom resultado para entrar na briga pelo seu sexto caneco de número 1 do ASP Womens Tour.

“Estamos na metade da temporada, então ainda existem oportunidades pela frente. A Carissa (Moore) e a Tyler (Wright) tiveram um início de temporada muito forte na Austrália, mas não foram tão bem na Nova Zelândia e a corrida do título ficou mais aberta. Estou me sentindo confiante no meu surf e quero fazer um bom campeonato no Brasil”, acredita Conlogue.

Para Stephanie, só a vitória interessa. Além de uma improvável combinação de resultados, como Carissa Moore perder as duas chances de classificação para a terceira fase, o que nunca aconteceu desde 2010, quando ingressou no seleto grupo das top-16 do WCT feminino. Além disso, Tyler não poderá chegar as quartas de final e Fitzgibbons e Conlogue não terem sido suas adversárias na grande final do Girls Rio Pro.

A disputa principal pela ponta do ranking será mesmo entre Carissa Moore e Tyler Wright, que foi finalista nas três primeiras etapas na Austrália. Ganhou a primeira do ano na Gold Coast, contra Sally Fitzgibbons, mas foi batida pela havaiana em Margaret River e Bells Beach, quando a australiana perdeu a liderança.

Na Nova Zelândia, mudaram os nomes das finalistas e a californiana Courtney Conlogue derrotou a havaiana Coco Ho, igualmente vice-campeã no Rio de Janeiro no ano passado.

Sul-americanas

O Girls Rio Pro também será decisivo na outra ponta da tabela de classificação, na briga pelas vagas para o ASP Womens Tour de 2014. As dez primeiras colocadas no ranking final são mantidas na elite das top-16, com as outras seis sendo indicadas pelo ASP World Star, circuito que será encerrado nas duas etapas da Europa em agosto. No momento, não tem nenhuma surfista da América do Sul em ambas as listas.

A brasileira Silvana Lima, 28 anos, ainda conseguiu um bom resultado em Bells Beach, onde foi até as quartas de final e só perdeu para a campeã do evento, Carissa Moore. A cearense é a 12.a colocada no ranking, enquanto a peruana Sofia Mulanovich, 29, está em último sem vencer nenhuma bateria nas quatro etapas.

Por duas vezes, foi eliminada com Stephanie Gilmore fazendo o recorde de pontos do campeonato neste duelo de campeãs mundiais, 18,80 de 20 possíveis em Margaret River, na Austrália, e 18,40 na Nova Zelândia.

Ranking do ASP Womens Tour 2013 appos 4 etapas
1.a: Carissa Moore (HAV) – 31.700 pontos
2.a: Tyler Wright (AUS) – 30.000
3.a: Courtney Conlogue (EUA) – 26.900
4.a: Sally Fitzgibbons (AUS) – 26.200
5.a: Stephanie Gilmore (AUS) – 24.700
6.a: Lakey Peterson (EUA) – 19.700
7.a: Coco Ho (HAV) – 18.950
8.a: Alana Blanchard (HAV) – 16.150
9.a: Bianca Buitendag (AFR) – 14.950
10: Paige Hareb (NZL) – 13.900
11: Laura Enever (AUS) – 13.750
12: Malia Manuel (HAV) – 12.700
12: Pauline Ado (FRA) – 12.700
12: Silvana Lima (BRA) – 12.700
15: Rebecca Woods (AUS) – 10.450
16: Sage Erickson (EUA) – 9.250
17: Sofia Mulanovich (PER) – 7.000

Campeãs das estapas do ASP Womens Tour no Brasil

2012: Sally Fitzgibbons (AUS) no Billabong Girls Pro Rio na Barra e Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

2011: Carissa Moore (HAV) no Billabong Girls Pro Rio na Barra e Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

2008: Melanie Bartels (HAV) no Billabong Girls Pro Rio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

2007: Samantha Cornish (AUS) no Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca, Itacaré (BA)

2006: Layne Beachley (AUS) no Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca, Itacaré (BA)

1999: Andréa Lopes (BRA) no Rio Marathon Surf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

1998: Pauline Menczer (AUS) no Rio Marathon Surf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

1997: Pauline Menczer (AUS) no Kaiser Summer Surf na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

1994: Pauline Menczer (AUS) no Alternativa Surf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

1993: Neridah Falconer (AUS) no Alternativa Surf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

1992: Wendy Botha (AFR) no Alternativa Surf International na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...