terça-feira, 9 de julho de 2013

Lucas aposta em evolução e sonha com Champions para garantir vaga na Copa



Lucas Rodrigues Moura da Silva, de 20 anos, é o jogador mais caro da história do futebol brasileiro. Mas o meia-atacante do Paris Saint-Germain ainda não é apontado como nome certo na Copa do Mundo de 2014.

Queridinho da torcida nos amistosos antes da Copa das Confederações, Lucas viu os pedidos por sua entrada nos jogos diminuírem à medida que a seleção brasileira jogava bem e conquistava resultados sem ele entre os titulares.

A vaga de Lucas na seleção ainda não é certa. Mas ele parece já saber a fórmula para garantir uma vaga na Copa do Mundo: continuar trabalhando e evoluindo taticamente no Paris Saint Germain ajudaria bastante. Uma boa campanha na Champions League também ajudaria; um título, então, seria ainda melhor.

Lucas será o Bola da Vez na próxima semana, em programa que terá a primeira exibição às 21h30 de terça-feira, dia 16 de julho. Antes da gravação, ele conversou com o ESPN.com.br.


Adaptação na Europa e os primeiros seis meses no PSG
"O começo nunca é fácil. No começo foi complicado essa mudança de país, de rotina, cultura... O frio também foi um pouco complicado no começo. Mas eu me adaptei muito mais rápido do que eu imaginava. Todos me receberam muito bem lá, o clube é maravilhoso, as condições de trabalho são muito boas. Estou muito feliz lá, estou aprendendo muito, tenho muito para evoluir ainda, já cresci bastante e estou bem acostumado."

Dificuldades e surpresas em Paris
"A principal dificuldade eu acredito que tenha sido o frio, eu cheguei lá e estava -7 graus, estava bem frio mesmo e pra jogar é complicado. Foi uma dificuldade que eu enfrentei dentro do campo. E fora tem a saudade. Saudade dos meus amigos, da minha casa, dos familiares... Isso aí sempre tem. Mas eu tenho que enfrentar, que superar isso aí. Mas de resto o lugar é maravilhoso: a cidade, o clube, a torcida, todo mundo me trata muito bem e eu estou muito feliz."

O aprendizado com Beckham e Ibrahimovic
"Pra mim foi e está sendo uma honra enorme jogar com jogadores que eu só tinha a oportunidade de ver pela televisão, por videogame. E agora estou jogando com eles, jogadores consagrados. Está sendo um prazer enorme e estou aprendendo muito com eles, pela experiência que eles têm, pela qualidade que eles têm. Eu procuro aprender a cada dia, dentro do campo, no posicionamento, nas dicas que eles dão, está sendo fundamental para mim."

A relação com Ibrahimovic
"Ele me trata muito bem. Desde quando eu cheguei, ele me trata muito bem, conversa bastante comigo, gosta de mim. É uma pessoa muito bacana, bem diferente do que os outros acham. Dentro do campo ele tem aquele temperamento meio complicado, mesmo: ele grita, ele xinga, ele pede bola. Acho que é normal de todo atacante que quer fazer gol, que quer ajudar a equipe. Mas fora do campo ele é uma pessoa supertranquila e a gente se dá muito bem."

O sonho da Champions League
"O objetivo de todo jogador é conquistar uma Champions League. Enfrentamos uma grande equipe nas quartas de final, que é o Barcelona, uma das melhores do mundo, e jogamos de igual para igual, empatamos as duas partidas, saímos por causa do regulamento, mas com chances de vencer, de passar de fase. Isso nos deu confiança ainda maior para a próxima temporada, para a próxima Champions. Tenho certeza que o time vai se reforçar ainda mais, e vamos brigar por títulos europeus, que é sempre importante para a nossa carreira."

Lucas foi reserva de Hulk na seleção

Copa das Confederações
"Primeiro que eu fiquei muito feliz com a conquista. Poder conquistar uma competição com a seleção brasileira, no meu país, acho que é um presente de Deus, uma oportunidade de ouro, e sem dúvida marca a minha carreira e entra para a história da seleção. Minha participação, eu acho que tentei contribuir da maneira que eu pude. Em todas as partidas que entrei eu tentei fazer o meu melhor para poder ajudar o grupo, e fora do campo também, sempre tentando deixar o ambiente bacana, deixar o ambiente unido. É que o Felipão encontrou uma equipe que encaixou muito bem, uma seleção que fez partidas maravilhosas, todas as partidas foram muito boas, se entrosou legal a equipe, ele conseguiu dar um padrão de jogo muito bacana que encaixou. E eu tenho que continuar fazendo meu trabalho, buscando meu espaço, trabalhando firme para conquistar a minha vaga."

Desafio para chegar até a Copa
"Continuar dando o meu melhor, o meu máximo, mostrar que tenho capacidade para estar na Copa do Mundo também, e sempre buscando mais. Acho que, apesar dele falar em 70% do grupo estará na Copa do Mundo, ninguém tem vaga garantida, então todo mundo tem que se esforçar, tem que mostrar empenho nos seus clubes. No futebol a gente tem que provar a cada dia que a gente tem capacidade, e é isso que vou tentar fazer para garantir a minha vaga."

Neymar no Barcelona
"A gente conversou mais sobre como vai ser a vida nova lá, dei os parabéns para ele porque é uma grande conquista, ele está indo para um dos melhores times do mundo, por merecimento, porque é um atleta fantástico. Tenho certeza que ele vai brilhar muito lá, e todo mundo já deu conselhos para ele, eu estou apenas há cinco meses na Europa, nem tenho muita coisa pra falar pra ele, mas tenho certeza que ele vai se adaptar muito rápido. Ele sabe das coisas que vai enfrentar lá, das dificuldades que ele vai ter, mas com o talento que ele tem, tenho certeza que ele vai se adaptar muito bem e muito rápido."

Jogadores na Europa podem ajudar a seleção
"Na minha opinião, acho que sim. Acho que sim porque você está no foco do futebol mundial. Na Europa é onde estão os melhores jogadores, os melhores campeonatos, as competições mais disputadas do mundo, e estando lá você vai conhecer esses jogadores, jogadores que vão disputar a Copa do Mundo, e vai dar a oportunidade desses jogadores te conhecerem também, e isso aumenta o respeito deles por você e consequentemente você também cresce o seu futebol. Lá você aprende uma tática diferente, uma filosofia de trabalho diferente, porque lá o jogo é um pouco diferente do Brasil, é muito mais tático, mais corrido, gramado liso, o frio também. Você aprende muita coisa, e tenho certeza que só vai ser positivo para ele, para os jogadores que forem para a Europa e assim é melhor na seleção também."

Onde deseja estar daqui a um ano
"Espero que daqui a um ano eu esteja aqui no Brasil, com a seleção brasileira, disputando essa semifinal e classificando a seleção brasileira para a grande final." 

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...